Home » Circuitos » ​​Circuito de Carregador de Bateria 12 Volts x 100 ah

​​Circuito de Carregador de Bateria 12 Volts x 100 ah

Procurando por um carregador de bateria para baterias estacionárias na Internet acabei por encontrar este circuito bem interessante.

Eu procurava algum carregador microcontrolado e com todas as etapas de carga de um carregador profissional, mas foi em vão, acabei utilizando um controlador solar PWM mesmo, que me serviu plenamente.

Circuito de Carregador de Bateria 12 Volts x 100 ah

O circuito  interessante que encontrei é um circuito de carregador de bateria de 12 Volts por 100 ah que podemos ver o esquema eletrônico abaixo.

circuito de carregador de bateria 12 volts 100 ahÉ claro que não é uma fonte de 100 amperes, e sim um carregador para baterias de 100 Ah.  Um itém interessante é a chave S1 que é usada para alterar manualmente de carregamento para flutuação.

Ou seja, quando a bateria estiver totalmente carregada, manualmente a chave deve ser alterada assim vai se manter uma carga lenta com menor tensão.

A chave S1 ligada faz com que a tensão de saída seja de 13,2 Volts a 13,4 Volts e desligada de 13,8 Volts a 14,1 Volts, a chave deve ser usada no modo de carga lenta e neste modo a bateria pode ser mantida permanentemente conectada, no entanto isso deve ser feito somente após a bateria ter sido completamente carregada até em torno de 14,3Volts.

Os diodos de entrada e de saída do regulador de tensão deve ser de pelo menos 40 Volts por 10 Amperes, já os que estão indo para o terra podem ser retificadores comuns tipo 1N4002 ou acima, já os resistores R1 e R2 são de  2200 Ohm por 1/4 de Watt.

Já o componente mais crítico de encontrar é o circuito integrado regulador de tensão 78H12A, que é um regulador fixo de 12 Volts com saída de 5 Amperes.

O funcionamento deste carregador é simples, com uma alimentação de tensão de 18 Volts por 15 Amperes , ele usa dois circuitos integrado regulador de tensão 78H12A em paralelo, totalizando 12 Volts por 10 Amperes, só que sua tensão é alterada através de diodos colocados para seu terra. Exemplo abaixo:

Circuito Integrado regulador de tensão com dois diodo

Uma chave seleciona duas tensões 13,4 Volts ou 14,1 Volts, uma de carga e outra de flutuação, TOME MUITO CUIDADO, com correntes acima de 50 A é certeza que um pequeno curto possa causar grande transtorno, então cuidado com curtos e erros de ligação.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]