Home » Simulador » 10 Melhores Simuladores de Consumo de Energia Elétrica Residencial

10 Melhores Simuladores de Consumo de Energia Elétrica Residencial

Muito se fala em consumo de energia, principalmente com a atual crise energética que o país está passando, mas fazer o cálculo de consumo de energia de nossa casa é bem complexo, principalmente quando se tem vários itens e esses itens tem tempo de uso variado como chuveiros, lâmpadas, Tvs, computadores, etc.  Mas aqui colocarei a disposição dez simuladores de energia que vão ajudar você a calcular o consumo de energia, seu valor e até com esses dados reduzir a conta de luz .

Simuladores de Consumo de Energia Elétrica

Estes serviços dão o valor aproximado do consumo de energia elétrica em kWh de uma residência. O valor da simulação do consumo de energia elétrica baseia-se no consumo médio dos equipamentos elétricos que forem selecionados no simulador, não servindo como comprovação ou parâmetro de comparação dos valores da conta de energia elétrica real.

O valor da tarifa de energia da sua região e operadora de energia que você usa estão aqui nesse LINK da ANEEL.

Simulador de Consumo de Energia Elétrica

Você tem que fazer a simulação do consumo de seus principais equipamentos elétricos residenciais com base no tempo aproximado de utilização de cada um, você tem que selecionar o equipamento, informando a quantidade de aparelhos existente, suas potências em Watts, bem como o tempo de uso estimado em horas por dia, e no caso de um dos simuladores, também o número de dias de uso em um mês.

Apesar de alguns dos simuladores darem o valor do custo da energia consumida, esse valor não inclui impostos como o ICMS e outros encargos da conta de luz.

CEEE – Simulador fácil e prático, dá o custo em reais unitário por cada aparelho e no total. Tem opção de resultado de consumo de energia diário e mensal. Bem completo só que os valores de potência em Watts são fixos. Bom  por ser simples.

Simulador de Consumo  de energia CEEE

Escelsa – Simulador bem completo, todos os itens podem ser alterados, até o valor da energia, ótimo simulador.

Simulador de Consumo de energia Escelsa

Copel – Simulador bem gráfico, trabalha no passo-a-passo, você adiciona os cômodos e os aparelhos, apesar de inicialmente ser complicado de se usar. Ele também tem todas as opções configuráveis. Muito Bom simulador.

Simulador de Consumo de energia Copel

Light – Apesar de antigo,  não tem DVD, tem todas as opções configuráveis. Dá o resultado em KWH mês, mas não dá o valor em Reais. 

Simulador de Consumo de energia Light

AES Eletropaulo -Simulador abusa do uso de gráficos, porém é intuitivo. Os valores em Watts são fixo, mas no final ele dá o valor da conta de energia. Muito sofisticado, mas sem opções.

Simulador de Consumo de energia da AES Eletropaulo

Furnas – Em formato de desenho em quadrinhos, um personagem a sua escolha te orienta na simulação. O simulador em si é muito bom e completo.

Simulador de Consumo de Energia Furnas

RGE – Comete os mesmos erros de outros com as potências em Watts fixas. Porém muito simples e fácil de usar.

Simulador de Consumo de Eneregia RGE

Cemig – Simulador bem simples, opção configuráveis, só que dá apenas o consumo em kWh/mês.

Simulador de Consumo de Energia Cemig

Celesc – A Celesc usa como simulador uma planilha excel.  Nada de sofisticado, o básico e o usuário tem que fazer download.

Simulador de Consumo de Energia Celesc

Coelse – Ele é formato de desenho animado, interativo e bem completo. O simulador deixa a desejar em alguns aspectos apesar do gráfico.

Simulador de Consumo de Energia Coelse 

Ampla – Nada de sofisticado, faz o básico e não tem muitas opções.

Simulador de Consumo de energia da Ampla (OFFLINE)

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]