Home » Tecnologia » A Lâmpada de Xenon

A Lâmpada de Xenon

Depois das lâmpadas incandescentes e das lâmpadas halógenas vem surgindo um novo tipo de lâmpada automotiva, as chamadas Lâmpadas de Xenon. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre estas lâmpadas.

A lâmpada de xenon também chamada de lâmpada de xenônio ou  lâmpada de arco de xenônio  tem sua luz brilhante quando o gás ionizado (Geralmente gás xenônio misturado com gás de mercúrio) em seu interior recebe uma corrente elétrica, por meio de uma descarga de arco de alta tensão.

A Lâmpada de Xenon

A Lâmpada de Xenon produz uma luz branca e muito brilhante que imita a luz natural. A sua utilização é ampla, muito utilizada em projetores de filmes, em holofotes, e para utilizações especializadas na indústria,  pesquisa e agricultura indoor, para simular a luz solar.

Lâmpada de Xenon
Lâmpada de Xenon

Faróis de xenônio na maioria dos automóveis, na verdade, usam lâmpadas halógenas (hibridas), onde um arco de xenon é usado somente durante a partida (ignição) .

Em 1991 foi lançado o primeiro veículo com faróis de xenon, foi a BMW E32. São na realidade lâmpadas halógenas, o gás xenônio é usado apenas para fornecer alguma luz imediatamente após o acendimento da lâmpada, conforme exigido pelos órgãos de Segurança automotiva.

Como funciona a Lâmpada de Xenon

Para que uma  lâmpada de Xenon acenda é preciso um reator eletrônico. A função deste reator é pegar  tensão de 12 Volts do veiculo e transformar em cerca de 25.000 Volts para a partida da lâmpada.

Esta alta tensão ioniza o gás xenônio por alguns segundos, depois a lâmpada recebe uma tensão de lastro de uns 80 Volts com uma frequência de 300 Hz. Este processo é muito semelhante ao processo de ignição das lâmpadas fluorescentes.

A lâmpada de Xénon devido ao  seu brilho é recomendada para áreas sob condições de neblina, neve e chuva, ou seja um clima europeu. Devido ao reator dissipar calor isto não é problema para climas frios, só que é um inconveniente para nosso clima mais quente.

O preço também é alto das lâmpadas de Xenon, em média o kit sai por R$ 180,00 contra os R$ 18,00 das lâmpadas halógenas. Como você viu as lâmpadas de xénon tem vantagens e desvantagens, abaixo as mais importantes.

Desvantagens da Lâmpada de Xenon

Alto tempo de aquecimento – Podemos dizer que não é aquecimento e sim ignição, a lâmpada de xenon leva de pelo menos 3 segundos para acender e em média 30 segundos para obter o brilho total.

Precisa de um circuito eletrônico – Ao contrário das lâmpadas comuns ela precisa de um reator eletrônico para poder ser ligada ao veiculo.

Vantagens da Lâmpada de Xenon

Alta vida útil – Uma Lâmpada de Xénon tem uma vida útil muito superior a lâmpada halógena, em média ela dura 3000 horas, contra as 500 horas da lâmpada halógena.

Baixo consumo de corrente  – Este tipo de lâmpada precisa de menos corrente para a mesma quantidade de potência de uma lâmpada comum.

Cuidados com as Lâmpadas de Xenon

As lâmpadas de xenon não são proibidas no Brasil, o problema é que as pessoas começaram a comprar e adaptar kits fora do padrão, com potência superior a permitida e com lâmpadas de baixa qualidade. Podemos encontrar estes kits de faróis xenon de baciada em sites de venda de produtos da China como o Mercado Livre e Aliexpress.

Com isso os órgãos fiscalizadores se baseiam para proibir na resolução do CONTRAN nº 384 Altera a Resolução nº 292, de 29 de agosto de 2008, do CONTRAN, que dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997.

Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

Art. 106. No caso de fabricação artesanal ou de modificação de veículo ou, ainda, quando ocorrer substituição de equipamento de segurança especificado pelo fabricante, será exigido, para licenciamento e registro, certificado de segurança expedido por instituição técnica credenciada por órgão ou entidade de metrologia legal, conforme norma elaborada pelo CONTRAN.

Segundo o CONTRAN os automóveis não suportam adaptação para lâmpadas Xenon, pois foram projetados para lâmpadas halógenas. Modificações podem oferecer riscos de acidentes, tanto para o condutor do sentido contrário que é ofuscado pela luz, como também para o próprio proprietário, pois equipamentos de baixa qualidade podem causar incêndios.

Com isso lâmpadas xenon só em veículos que saíram de fábrica com elas originalmente.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]