Home » Circuitos » Amplificador de Áudio 50 Watts Usando 2N3055

Amplificador de Áudio 50 Watts Usando 2N3055

O circuito eletrônico descrito neste artigo é um amplificador de áudio com uma potência de 50 Watts de saída, que usa dois transistores 2N3055 em sua saída. O 2N3055 é um transistor NPN de uso geral,  alta corrente, de potência e de baixa frequência  que é muito usado em sistemas de áudio e fontes de alimentação. Aqui neste artigo vamos apresentar um amplificador de áudio que tem em sua saída os transistores 2n3055.

Amplificador de Áudio 50 Watts Usando 2N3055
Amplificador de Áudio 50 Watts Usando 2N3055 – via

Se você estava procurando por um amplificador com uma boa qualidade de som, potente, durável e fácil de fazer, aqui está uma solução bem bacana. Esse amplificador na linguagem dos fanáticos por áudio é chamado amplificador OTL.

OTL é a sigla de Output Transformer-Less, é um termo utilizado para descrever, em particular, os amplificadores valvulados, que não têm um transformador de saída. A principal função do transformador de saída é mudar ou transformar a impedância, a alta tensão, o baixo sinal e a alta corrente da válvula para baixa impedância, aumentar o sinal, baixar a voltagem e fornecer a corrente necessária para os auto falantes.

Amplificador de Áudio 50 Watts

Além do 2n3055, esse amplificador usa outros transistores, como o 2N3569, MPS6533 e 2N4355.  Outros transistores podem ser usados como equivalentes, já que os sistemas de áudio, especialmente, esse,  não exige muitos desses componentes, só mesmo do 2N3055.

A fonte deste amplificador de áudio deve ser de 30 Volts (até 50 Volts) com uma corrente de no minimo 3 Amperes, mas se você fizer stereo terá que dobrar a corrente, ou seja no minimo 6 Ampere.

Placa de Circuito Impresso do Amplificador de Áudio 50 Watts
Placa de Circuito Impresso do Amplificador de Áudio 50 Watts

Acima a Placa de Circuito Impresso do Amplificador de Áudio 50 Watts. Esse circuito eletrônico de amplificador em plena potência sonora pode ter uma saída de cerca de 60 Watts em alto-falantes de  8 Ohms. Os transistores 2n3055 são soldados fora da placa de circuito impresso, pois eles devem estar montados em um bom dissipador de calor.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]