Home » Componentes » Amplificadores MAR – Monolithic Microwave Integrated Circuit

Amplificadores MAR – Monolithic Microwave Integrated Circuit

MAR é um amplificador monolítico de RF com 50 Ω de impedância, chamado de MMIC (Monolithic Microwave Integrated Circuit) da Mini-circuits , ele é um circuito integrado que tem baixo custo e alta eficiência.

Tomando por base o MAR6,  ele trabalha em uma banda extremamente larga, cobrindo HF, VHF e UHF, sua frequência máxima é de 2 GHz, sendo o ganho em 500 MHz é de 22 dB, 1 GHz 20 dB e 2 GHz 17 dB. Ele é destinado a etapas de FI (IF frequência intermediaria ) e amplificadores de RF, em telefonia celulares, LNB, LNBF, LNA e instrumentação.

O MAR é um componente fácil de se trabalhar pois tem baixo nível de ruído, proteção contra,ser transientes de fonte alimentação. Para queimar um MAR, ele deve ser expostos a altos níveis de eletricidade estática.

mar

O MAR da Mini-circuits

A Mini-circuits fabrica 8 versões do MAR, que vai do MAR1 ao MAR8. Abaixo a tabela dos seus amplificadores monolíticos.

Monolithic Microwave Integrated Circuit Datasheet do MAR6

Funções dos pinos do MAR

Pino 1  RF IN = entrada RF. Este pino requer a utilização de um capacitor de bloqueio DC externo escolhido para a freqüência de operação.

Pino 3 RF-OUT e DC-IN  = Saída de RF e entrada de alimentação. Tensão de CC está presente neste pino; por conseguinte, um bloqueio DC usando um capacitor é necessário para o funcionamento adequado.

Um choque de RF também é necessário para alimentar  DC sem perda de sinal de RF, devido à ligação de polarização, como o fabricante recomenda no quadro acima.

Pino 2 e 4 GND =  Terra.

Veja um exemplo de uso de um amplificador de RF usando MAR6.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]