Home » Componentes » Antena Dipolo Vertical VHF e UHF

Antena Dipolo Vertical VHF e UHF

Sou fanático por radioescuta, passo horas ouvindo, principalmente quando estou trabalhando, fico escutando principalmente radioamadores, broadcasting e transmissões digitais. Mas um problema é dispor de espaço para as antenas, imagine se você cobre uma banda de 100Khz a 1Ghz e quer um excelent.e ganho em toda faixa, imagine só a quantidade de antenas que tem que dispor.

Mas se você quer apenas algumas bandas, ai fica mais fácil,  construa antenas cortadas só para estas frequências, e em outras se você apenas quer um bom ganho, construa um antena broadband tipo longwire (HF) e um acoplador, isso já é o suficiente para boas escutas.

Antena Dipolo Vertical VHF e UHF

Para quem é, ou gosta de radioescuta e não tem muito espaço para antenas, aqui está uma boa dica de uma antena bibanda para VHF e UHF de baixo custo, fácil de construir e com um bom desempenho. A antena tem concepção simples, uma dipolo vertical, cuja cada lado tem o comprimento diferente, pois um lado é para VHF (o mais longo) e o outro UHF, o lado mais curto.

Dipolo vertical de VHF e UHF
Dipolo vertical de VHF e UHF

Você deve estar se perguntando como ligar o cabo coaxial, mas veja bem, o cabo coaxial não pode ser ligado direto na antena, pois dependendo de onde você ligasse o vivo do cabo, só essa banda iria funcionar. Mas no caso desta antena o problema é solucionado de maneira simples, é usado um balum de 300 Ohm para 75 Ohm, podemos dizer então a grosso modo que o sinal é misturado, desbalanceado e a partir dai  os dois lados da dipolo passam a receber sinais de RF.

Qual a diferença entre a dipolo vertical e horizontal?

A diferença de colocar a dipolo na horizontal ou na vertical é a polarização de quem está transmitindo, por exemplo, rádios broadcasting, radios HT e antenas plano terra transmitem na polarização vertical e essas transmissões são melhores captadas por antenas verticais. Já emissoras de TV e antenas yagi direcionais, transmitem na polarização horizontal e essas transmissões são melhores captadas por antenas horizontais.

Isso não quer dizer que você vai deixar de receber um determinado sinal só pelo motivo que você tem uma antena de polarização vertical e a transmissão foi feita em uma polarização horizontal. Esses fatores só são levados em conta para quem quer captar sinais muito fracos ou praticantes de DX (contato a longa distância).

Construindo a Dipolo VHF e UHF

Existe uma medida padrão para essa antena, de um lado (VHF) tem 48 polegadas ou 121.92 centímetros, já o outro lado (UHF) tem 18 polegadas ou 45.72 centímetros. Você pode construir com tubo de alumínio ou cobre, ou então com fio como o da imagem abaixo.

Antena de dipolo de fio vhf-uhf
Antena de dipolo de fio vhf-uhf

O balum 300×75 Ohm é o que se usa em antenas de TV. Eu montei essa antena é seu resultado foi muito bom, recomendo.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]