Home » Tecnologia » Antena para o Rádio AM – Ondas Médias

Antena para o Rádio AM – Ondas Médias

Cada vez em menos número, as rádios em amplitude modulada em ondas médias (AM) estão acabando, em certas cidades do Brasil não se ouve mais nenhuma rádio, um silêncio triste, já que em grandes catástrofes o meio de comunicação mais seguro eram as rádios.

Neste artigo vou mostrar como construir uma antena feita para rádios de ondas médias,  de 550kHz a 1700 kHz.

Antena para o Rádio AM – Ondas Médias

A antena de quadro ou antena loop é uma antena que pode melhorar significativamente a recepção de ondas médias, principalmente em localidades afastadas dos grandes centros.

Este tipo de antena é de facil construção, sua armação pode ser feita de madeira ou mesmo em tubo de PVC, outra vantagem desta antena é que ela não precisa ser conectada ao rádio, basta aproximar o rádio da antena,  já que o sinal da antena é indutivamente acoplado ao rádio pela antena da barra de ferrite interna, de modo não ser necessário ligações de fios.

A antena loop é uma antena direcional e recebe sinais ao longo do plano dos enrolamentos dos fios, ou seja no núcleo de sua bobina. A largura entre espiras melhora a relação sinal-ruído do sinal desejado
enquanto os sinais de rejeição estão perpendiculares ao plano dos enrolamentos.

Antena para o Rádio AM - Ondas Médias
As antenas loops podem ser construídas de diversas formas, já que não faz muita diferença se a antena é circular, quadrada, retangular, triangular, etc.

O que influencia no ganho é o seu tamanho, quanto maior, melhor o ganho, então levando isso em conta,  para cobrir a maior área possível uma antena loop redonda  seria a melhor.

Antena loop para o Rádio AM - Ondas Médias
A antena descrita aqui é quadrada e mede 15 polegadas em seus lados  e é cerca de 1,5 polegada de largura, os espaçamentos das espiras tem que cobrir os 3,81 centímetros (1,5 polegada ).

Já a antena propriamente dita é feita de fio de cobre de 35 AWG, são 16 voltas e tem um Q de cerca de 100 em 600 KHz.

A sintonia é feita por um capacitor variável de 30 a 365 pF, mas qualquer capacitor variável, até de rádios AM portátil podem ser usado.

Para usar basta colocar o rádio perto da antena  e ajustar a posição da antena, do rádio e do capacitor variável  até obter o melhor resultado.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]