Home » Circuitos » Aquecedor de Água 12v usando Transistor 2N3055

Aquecedor de Água 12v usando Transistor 2N3055

Para aquecer água usando baixa tensão, 12 Volts,  eu sempre usei resistores, mas procurando na internet  um circuito de aquecedor de água 12 Volts alternativo e que pudesse ser feito em casa com componentes comuns, acabei por encontrar um circuito bem interessante.

Este circuito usa o transistor 2N3055 que tem uma temperatura máxima de 200 ° C , uma dissipação máxima de cerca de 115 watts e com a grande vantagem de ser  fácil de encontrar e é de baixo custo. Pronto, mas perfeito que isso é impossível.

Aquecedor de Água 12v usando Transistor 2N3055

O autor do projeto descreveu em seu blog a construção deste aquecedor de Água Portátil usando o 2N3055 ou qualquer outro transistor de potência. O circuito é bem simples, o nível de potência pode ser definido pelo resistor entre o coletor e a base, de modo que o circuito é composto por apenas dois componentes, o transistor e o resistor, sem contar o cabo e plugs.

A grande vantagem de usar um 2N3055 é que ele é um componente fácil de ser encontrado, até na sucata e é muito barato, em média R$ 5,00 a unidade. O resistor deve ser determinado para cada transistor individualmente, e há uma boa chance de que o resistor também vai ficar quente, ajudando ainda mais o aquecimento de seu sistema.

Aquecedor de Água 12v usando Transistor 2N3055

Se o 2N3055 dissipa 50 Watts e tem um ganho DC (hFE), de 20, por exemplo, o resistor vai dissipar 2,5 Watts. A solução para este problema é selecionar um transistor com hFE alto ou usar um par Darlington. Se você usar um 2N3055 para aquecer a água ou alimentos, certifique-se de usar a versão cromada em vez da versão  de metal fosco, você correm menos riscos de contaminação.[Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]