Home » Circuitos » Aquecedor por Indução Simples

Aquecedor por Indução Simples

O circuito de aquecedor por indução é um circuito muito pedido, principalmente depois que publiquei o artigo Aquecimento por Indução Eletromagnética. O artigo é bem interessante só que um pouco complexo para os nossos padrões brasileiros ;) .

O projeto tinha um circuito integrado desconhecido, o ir2153, mas ele é barato e facil de encontrar, aqui no Brasil ele sai em média por R$ 3,00. Na minha opinião o mais chato são os transformadores, bem complexos e sem muita especificação por parte de seu criador, apesar de não ser muito critico sua construção.

Mesmo sem  ter interesse em aquecedores por indução acabei fazendo uma pesquisa e encontrei em um site Russo um circuito bem mais simples e com especificações de construção mais clara (em russo).  O criador do projeto disse que este circuito é de  montagem e configuração simples, e o mais importante, ele realmente funciona.

Aquecedor por Indução

Como já comentei, não só o idioma, mas também os componentes (semicondutores) dos países do bloco soviético tem que ser traduzido para nosso idioma, ou seja, procurarmos equivalentes ocidentais destes componentes.

O aquecedor por indução está publicado no site Radioskot ( простые и интересные РАДИОСХЕМЫ сделанные своими руками) e seu autor é 4ei3 (deve ser nickname). Mas vamos ao que interessa, o circuito do aquecedor por indução.

aquecedor por indução

Realmente a simplicidade assusta, mas tudo é baseado em eletrônica e não em magia. Um ponto legal é que ele não tem transformador, apenas bobinas.

o componente principal é o transistor mosfet canal N IRFZ44v que custa em torno de R$4,00 cada e pode ser encontrado em qualquer loja, já que é usado em potencia de áudio de som automotivo.

pinagem IRFZ44

Transistores mosfets tem que serem fixados a um grande dissipador de calor, caso use um só dissipador para os dois não esqueça de isolar para que não entrem em curto um com o outro.

Volto a salientar que todo cuidado é pouco ao comprar componentes, principalmente os semicondutores, a falsificação é a principal causa do não funcionamento dos circuitos, e o Mercado Livre tem muitos espertinhos tentando vender TIP31 remarcado como mosfet.

Por isso adquira componentes de loja ou pessoas conhecidas e com referencia, só assim você vai ter certeza que seus projetos vão funcionar perfeitamente.

Lista de componentes do Aquecedor por Indução

VT1 VT2 – Transistor MOSFET IRFZ44V ou equivalente
VD1 VD2 – Diodo retificador 1n4007 ou equivalente
R1 R2 – Resistor de 470 Ohms com 1 Watts ou 0,5 Watt
C1 C2 C3 Capacitor  1 uF por  250 Volts (capacitor de poliéster)
L1 L2 – Bobina   – Ver texto Abaixo
L3  – Bobina   – Ver texto Abaixo

As bobinas L1 e L2 são feitas com 7 a 15 voltas de fio 1,2 mm de cobre esmaltado (16/17 AWG ) em um toroid com núcleo de ferrite ( pó de ferro ), o toroid segundo o criador do circuito não é critico e ele usou os que retirou de uma fonte de PC.

bobinas do aquecedor por indução

Na imagem acima podemos ter uma ideia do tamanho do toroid se comparado com o fio de 1,2 mm. Já a bobina L3, que é a bobina de aquecimento é formada por 7 a 8 Voltas de fio de 2 mm de cobre esmaltado com núcleo de ar com diâmetro interno de 4 a 6 cm.

No caso da bobina de aquecimento do aquecedor por indução não tem especificações exatas quando ao numero de espiras e diâmetro interno, ela deve ser ajustada para um melhor funcionamento.

Os capacitores C1, C2 e C3 são capacitores de poliéster (não são polarizados , ou seja não use capacitores eletrolíticos ) de 1 uF com um tensão minima de 250 Volts, caso não tenha os capacitores de 1 uF,  você pode usar capacitores de outros valores.

CAPACITOR POLIESTER

Exemplo, C1,C2 e C3 estão em paralelo, com isso  acontece a soma da capacitância, resultando em 3uF, partindo deste princípio você pode associar capacitores até chegar a este valor. Como, 12 capacitores de 250nF, 1 capacitor de 2.2uF e 1 capacitor de 1uF, etc.

Funcionamento do aquecedor por indução

O circuito deve ser alimentado com uma tensão de 5 Volts a 28 Volts e com uma corrente mínima de 10 Amperes. O criador do circuito usou uma bateria selada de 7,2 A/h sem problema.

O consumo do aquecedor por indução é relativamente baixo em comparação com outros circuitos, gira em torno de 6 a 8A ( em repouso !!!) e quando usado, ou seja colocado um metal dentro do campo indutivo da bobina a corrente passa a quase 12 A.

Tenha em mente que este aquecedor por indução é bem simples e funciona perfeitamente, mas.. , mas tem uma potência baixa para um aquecedor, ele irá aquecer pequenos objetos como pregos e fios. Mesmo com esta limitação o aquecedor por indução apresentado aqui é ótimo para quem está querendo aprender mais sobre este tipo de circuito eletrônico.

[Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]