Home » Dicas » Arduino ou Raspberry Pi

Arduino ou Raspberry Pi

Uma pergunta muito comum que sempre recebo é se um determinado projeto deve ser usado o Arduino ou Raspberry Pi ? São duas plataformas totalmente diferentes e por com seguinte também para usos diferentes. Por exemplo, eu nunca usei o Raspberry Pi em meus projetos de eletrônica, mas em contrapartida usei o Raspberry Pi para um projeto de SDR.

Como falei são diferentes placas, para diferentes usos, cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens uma sobre a outra e você deve saber qual deve usar para seu projeto, então vamos lá, revelar as diferenças.

Arduino ou Raspberry Pi

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre microcontrolado, ou seja, ela usa um circuito integrado microcontrolador Atmel AVR.

Ele pode ser comparado a um minicomputador que é feito para executar funções simples. O Arduino também é fácil de ser programado e de ser usado. Na verdade ele foi justamente desenvolvido para ser utilizado por pessoas leigas em programação e em eletrônica.

Arduino UNO
Arduino UNO

Ou seja, o Arduino foi desenvolvido para ser uma plataforma de baixo custo e acessível a todos.

Veja Arduino O Documentário – Vídeo

O Raspberry Pi é um computador de uso geral pouco maior que um cartão de crédito, em vez de usar o plataforma Windows como em nossos computadores pessoais, ele normalmente usa o sistema operacional Linux. Mas atualmente o Windows tem investido nesta super plataforma e já existe uma versão especial para o PI.

RASPBERRY PI ZERO
Raspberry PI ZERO

Acima a versão mais light do Raspberry PI, que foi chamada de Zero, apesar de seu valor de venda ser de US$ 5,00, ele é uma super máquina com 1Ghz de velocidade de processamento, processador de um núcleo, 512 MB de RAM, saída Mini HDMI, Micro USB e barra de pinos com 40 pinos.

Diferente do Arduino, o Raspberry PI é bem mais complicado de se programar e operar. Veja o artigo Qual a diferença entre Microprocessador e Microcontrolador.

Em que projeto usar o Arduino

O Arduino pela sua simplicidade é ideal para tarefas simples tipo “liga e desliga”, leituras de dados menos complexos, tarefas repetitivas simples, controle de robô, drones, transporte, leitura e gravação de pequenos textos, etc.

Em que projeto usar o Raspberry PI

O Raspberry PI pelo seu poder de processamento deve ser usado quando você precisa de um computador, ou seja, ações mais complicadas, realização de várias tarefas, cálculos, criptografia, imagens, grandes textos,  etc.

Arduino ou Raspberry Pi

Se você ainda tem dúvida, lembre-se que o Arduino é indicado para iniciantes, além disso pode ser substituído em seu projeto definitivo pelo circuito integrado microcontrolador Atmel.  Já o Raspberry Pi é mais completo, então tem que permanecer definitivamente no projeto.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]