Home » Tecnologia » Arduino Zero

Arduino Zero

O Arduino Zero parece ser muito semelhante ao Arduino Leonardo, mas há grandes diferenças, ele é uma extensão mais simples, porem de 32 bits do já conhecido Arduino UNO.  Ele foi desenvolvido em parceria entre a Arduino e a Atmel, esta nova placa da família Arduino usa o microcontrolador Atmel de 32 bits ARM Cortex M0+ da família SAM D21 que é capaz de operar com um clock de 48 MHz. O conjunto de recursos permite infinitas possibilidades de projetos para dispositivos e torna o Arduino Zero uma grande ferramenta educacional para aprender sobre o desenvolvimento de aplicativos de 32 bits.

 

Novidades do Arduino Zero

Arduino Zero
Arduino Zero

 

Além de ser o primeiro Arduino a trazer um microcontrolador Cortex M0+, outra  novidade  é o uso de uma característica chamada EDBG ou Atmel’s Embedded Debugger, que possibilita uma interface legal de debug em tempo real e sem a necessidade de um outro hardware.  O Arduino Zero suporta a COM virtual para a programação convencional. Uma das diferenças interessantes sobre layout da placa do Zero é a adição de uma porta micro-USB extra.

A nova placa vem com 256KB de memória Flash e 32 KB de SRAM. Em comparação aos 8-bit do Leonardo, que usa o Atmel ATmega32u4 que vem com apenas 32 ​​KB de memória Flash e 2.5KB de SRAM.

O Arduino Zero ainda não está a venda, os primeiros protótipos já estão sendo testados e em breve o Arduino Zero vai se juntar a família Arduino.

Ficha Técnica do Arduino Zero

Microcontrolador: ATSAMD21G18  de 48 pinos
Tensão de funcionamento:  3.3V
Pinos Digital I / O :  14 sendo 12 PWM e UART
Pinos de entrada analógica:  6, canais ADC de 12 bits
Pinos de saída analógica :  1, 10-bit DAC
Corrente DC por I / O : 7 mA
Memória Flash:  256 KB
SRAM:  32 KB
EEPROM até 16KB por emulação
Clock:  48 MHz

Veja mais sobre o Arduino Zero no site da Arduino.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]