Home » Circuitos » Armadilha Eletrônica para Baratas

Armadilha Eletrônica para Baratas

Dizem que as baratas vão dominar o mundo em caso de uma catástrofe nuclear, pois são insetos resistentes e inteligentes. Mas para combater esses insetos é necessário grande quantidade de produtos químicos, isso acaba por ser um risco à saúde.

Os produtos que prometem combater as baratas são muitos, os mais comuns são os sprays, lápis e colas. Mas existe um grande problema, são todos tóxicos, são eficazes, mas não necessariamente seguros o quanto deveriam ser.

Os riscos podem ser grandes se na casa tiver uma criança ou animal de estimação. Uma maneira mais segura é usar métodos naturais ou eletrônicos de controle de pestes. No caso da barata o método mais eficaz é usar a alta tensão contra ela.

Armadilha Eletrônica para Baratas

A parte mais “complexa” do projeto da armadilha eletrônica para baratas é a placa onde a barata vai ser eletrocutada, ela pode ser feita com uma placa de circuito impresso comum, com uma espiral que pode ser circular ou mesmo quadrada (imagem abaixo).

Caso queira, você pode construir com fio de cobre desencapado colados em uma superfície de papelão, isso terá um resultado ainda melhor.

Armadilha eletrônica barata
Placa da Armadilha eletrônica barata

O tamanho da placa não é critico, ela pode ser de no mínimo 10cm por 10cm, ela deve estar dentro de uma caixa de material isolante (plástico) bem fechada para que nem uma criança ou animal da casa tenha acesso a essa placa.

As trilhas devem estar longe o bastante para que não provoque faíscas, faça testes antes. Isso vai depender do circuito eletrônico que você usar. Essa placa pode ser usada com vários circuitos, veja mais abaixo o texto.

A isca para a barata fica no centro da armadilha, para chegar até a isca a barata vai ter que ter muita sorte para não levar um choque fatal. Uma dica que encontrei é que barata adora cerveja, então coloque um pedaço de pão velho embebecido com um pouco de cerveja e a isca está pronta. lol

Circuito da Armadilha Eletrônica para Baratas

Antes de fazer este circuito tenha em mente que são perigosos pois utilizam alta tensão, leia nosso texto de responsabilidade do site, ou seja, não temos responsabilidade sobre os circuitos construídos pelos leitores e danos que podem causar, então só construa esse circuito se você tiver conhecimento e nunca o manuseie quando estiver ligado!

Uma ideia interessante de uma armadilha para barata é utilizar a própria rede elétrica AC residencial como fonte de tensão, que depois é dobrada várias vezes até chegar a uma alta tensão de mais de 1000 Volts, o suficiente para eletrocutar qualquer barata ou mesmo um pequeno animal (cuidado).

Circuito da Armadilha Eletrônica para Barata
Circuito da Armadilha Eletrônica para Barata

Como você pode ver o esquema é bastante simples, não contém componentes críticos e não necessita de  transformador de alta tensão, o transformador T1 é apenas para isolar o circuito, ele pode ser descartado por montadores experientes.

Não se preocupe com o consumo deste circuito, ele é minimo, é irrisório diante de outros circuitos que usam osciladores.

Lista de componentes da armadilha para baratas

R1 – Resistor 1 MOhm
R2 – Resistor 10 MOhm
C1 – C6 -Capacitor  100nF x 400 Volts (110Volts) ou 600Volts (220Volts)
D1 – D6  – Diodo 1n4007
T1 – Transformador de isolação da tensão da rede a ser ligada;
F1 – Fusível 100mA

Você pode usar outros circuitos geradores de alta tensão como o esse Gerador de Alta Tensão publicado no site. Não esqueça de deixar longe do alcance de animais e crianças e perto de locais frequentados por baratas.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]

Deixe uma resposta