Home » Circuitos » Balun para Antena Dipolos HF 1:1 50 Ohms

Balun para Antena Dipolos HF 1:1 50 Ohms

Muitos leitores deste blog com certeza são viciados em RF, e é por esse motivo que sempre acrescento conteúdo referente a radiofrequência, seja transmissores, receptores, antenas e outros acessórios. Hoje estarei publicando um acessório muito útil para quem quer melhorar o rendimento de uma antena dipolo feita de fio, vamos fazer um balun super simples.

Um balun é um dispositivo elétrico que converte um sinal balanceado (vivo e terra) em um sinal desbalanceado, ou seja um único sinal trabalhando contra o pseudo-terra. Um balun pode assumir muitas formas e podem incluir dispositivos que também transformam impedâncias ou ligam linhas de diferente impedância.

Balun 1:1 para HF
Balun 1:1 para HF

Aqui temos um pequeno tutorial de como fazer um balun de 1: 1 de 50 ohm para ser usado em dipolos de fios horizontais para a frequência de HF, ou seja, de 3 A 30Mhz. Resolvi publicar o circuito deste balun pela sua simplicidade de construção e facilidade de encontrar o ferrite, que em muitos outros baluns são toroidais, um ferrite caro e difícil de encontrar no Brasil.

Este balun foi feito pelo radioamador M0UKD em seu site, o seu diferencial, que o torna um balun acessível é que ele usa uma barra de ferrite tubular,  do tipo encontrada na bobina de antena de rádios AM. Mas se você preferir o balun também pode ser construído em um ferrite toroidal, como um FT140-43 ou mesmo o FT240-43.

Como fazer um Balun

balun de ferrite
circuito do balun de ferrite

A construção do balun é simples, são de 10 a 15 voltas de fio 18 SWG esmaltado, são 3 fios juntos (trifilar) dando as 14 espiras no ferrite. No esquema acima você pode ver que nos lados das bobinas que estão com um ponto é a onde se iniciou o enrolamento.

Esquema do balun ferrite

Tenha em mente que o numero de voltas, que segundo o autor é de 10 a 15 pode variar de acordo com a frequência que deseja operar, o tipo de cabo coaxial e  o fio da antena, mesmo sendo para uma banda de HF essas variações pode alterar o comportamento do balun com  a relação de onda estacionaria (ROE).

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]