Home » Circuitos » Barra de Tomada Inteligente

Barra de Tomada Inteligente

Eu tenho um grande problema, eu esqueço sempre de desligar os equipamentos na bancada, mas nem este sistema resolveria meu problema, mas quem sabe ele possa ajudar alguém.

Esta é uma barra de tomada inteligente, só no nome é claro, ele é apenas uma barra de tomada que tem uma das tomadas como “master”, ou seja que comanda as outras tomadas.

Barra de Tomada Inteligente

Barra de Tomada Inteligente

 

Este projeto é composto por um circuito e uma barra de tomadas, com por três ou mais tomadas (SWITCHED SOCKETS) que serão alimentadas apenas quando passar corrente na tomada de controle (CONTROL SOCKET).

Por exemplo: se um ferro de solda está ligado à tomada de controle, as outras tomadas serão alimentado automaticamente. O circuito é suficientemente pequeno para ser incorporado em alguns tipos de barras de tomadas comerciais.

Lista de Componentes da barra de tomadas eletrônica

R1, R2 – Resistor  100 Ohm 1/2 Watt
C1 Capacitor 100nF poliéster x 630 Volts
D1 a D6 Diodos 1N5408 – 1000Volts x  3 Amperes
D7  TRIAC IC225M  – 600Volts  x 8Amperes

Os tipos de diodos sugeridos na lista de peças para D1 a D6 permitirá uma potencia de 500W. Use BY550-800 diodos para até 800 – 1000W.

Para aparelhos menos exigentes, 1N4007 diodos que permite até 200W de potência.

Atenção! O dispositivo está conectado à rede eletrica, portanto, algumas partes do circuito são submetidos a potencial letal! Evite tocar o circuito quando o cabo de alimentação está conectado!

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]