Home » Tecnologia » Bateria de Bagdá

Bateria de Bagdá

bateria de Bagdá é um termo usado para se referir a três artefatos muito curiosos que foram encontrados juntos na vila de Khujut Rabu, próximo a cidade de Bagdá no Iraque por volta de 1936. Era um pote de cerâmica (terracota), um tubo e uma haste de metais diferentes. A interpretação mais comum destes objetos  é que não passa de um vaso de armazenamento de pergaminhos, um porta documentos antigo.

Mas Wilhelm König  assistente no Museu Nacional do Iraque na década de 30, quando retornou à Alemanha em 1940, escreveu um artigo sobre a hipótese de que os achados podiam ser uma especie de bateria, célula galvânica, ou uma célula eletroquímica, talvez utilizada para galvanoplastia de objetos de ouro em prata.

Bateria de Bagdá

O artefato encontrado é um pote feito em terracota ( argila ) , com cerca de 13 cm de altura  contendo um cilindro feito de cobre laminado e que abriga uma haste de ferro, na parte superior, a haste de ferro é isolado do cobre com betume e rolhas, o conjunto tem a aparência de corroído por alguma substância.

Bateria de Bagdá
Bateria de Bagdá – http://www.theironskeptic.com

 

Era bateria ?

Alguns pesquisadores acreditam que o suco de limão, suco de uva, vinho ou vinagre foram usados como solução eletrólito para gerar uma corrente elétrica a partir da diferença entre os potenciais dos dois elétrodos (cobre e ferro). Não há nenhum registro escrito exato do pote.

Bateria de Bagdá
Bateria de Bagdá – http://www.smith.edu

Mas outros pesquisadores contestam, embora alguns volts podem ser gerados quando ligando várias Baterias de Bagdá em série, a tensão gerada por uma solução eletrólito com ferro e cobre é inferior a 1 volt.  

A Bateria de Bagdá assemelha-se um outro tipo de depósitos de pergaminhos, muito usado em Seleucia sobre o Rio Tigre. Ou mesmo jarros para transporte de documentos, muito usados em navios.

São Os Aliens???

Que uma bateria estava fazendo em 250 antes de Cristo? O certo é que ninguém sabe exatamente para que essas supostas baterias foram usadas e se realmente eram baterias, mas que funcionam, elas funcionam.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]