Home » Circuitos » Bio-Realimentação

Bio-Realimentação

A retroalimentação ou realimentador (Feed-back), significa uma reação a um estimulo, vou explicar, o conceito é simples, mas explicação é meio conturbada,  a  bio-realimentação consiste em se realimentar por meio eletrônico um usuário, através de avisos sonoros ou visuais, é possível controlar o seu estado de meditação, fazendo com que o usuário atinja um estado pré estabelecido no momento que desejar.

Circuito de Bio-Realimentação

Com este circuito é possível a realimentação a partir da variação conscientemente da resistência da pele, apesar do equipamento ajudar, mesmo assim será necessário um treinamento para isso.

Para a utilização do bio-realimentador, o usuário deve permanecer em repouso, de preferência deitado, uma vez que a atividade física e as variações do estado emocional influenciam na resistência da pele, independente de nossa vontade ou seja inconscientemente.

Os eletrodos do bio-realimentador deverão ser fixados nos dedos anular e indicador, por meio de fita ou esparadrapo, devendo a mão ficar em uma posição confortável e parada.

bio-realimentacao

Como funciona o bio-realimentador

O bio-realimentador tem como componente principal um circuito integrado 555, configurado como um multivibrador astável. A frequência de oscilação do 555 depende diretamente dos valores de C1 e da corrente de coletor de Q1, que esta ligado como gerador de corrente.

Os resistores R1 e R2 ligados à sua base formam um divisor resistivo que, juntamente com R3 e R9, determinam a corrente de coletor do transistor.

Quando a pessoa conecta os eletrodos, coloca-se a resistência da pele em paralelo com R2, o que altera a frequência do oscilador. Se a resistência da pele aumentar ou diminuir, teremos uma queda ou aumento da frequência de oscilação de Cl1 . R8 funciona como controle de volume para Q3, que é o amplificador de potência.

Relação de Componentes do Bio-Realimentador

R1 – 47 kOhm x 1/4 Watt
R2 – 680 kOhm x 1/4 Watt
R3, R4, R6 – 1 kOhm x1/4 Watt
R5 – 22 kOhm x 1/4 Watt
R7 – 10 kOhm x 1/4 Watt
R8 – 50 kOhm – potenciômetro linear
R9 – 10 kOhm – trimpot
C1 – 100 ηF poliéster
C2 – 10 ηF poliéster
CI1 – NE 555 ou equivalente
Q1 – BC 178 ou equivalente
Q2 – BC 549 ou equivalente
Q3 – 2N3055 ou equivalente

A alimentação do bio-realimentador é feita por uma bateria de 9 Volts, mas uma fonte bem filtrada para evitar ruídos pode ser usada sem problemas.

Fonte Revista Nova Eletrônica 1 DE 1977 – autor de Gary Gronich.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]