Home » Ferramentas » Bobina Desmagnetizadora de Tubo – Cinescópio

Bobina Desmagnetizadora de Tubo – Cinescópio

Apesar do numero de equipamentos com tubos (cinescópios / CRT ) ter caído a quase “0”, resolvi disponibilizar aqui uma ferramenta muito útil para estes equipamentos, ele é a bobina desmagnetizador de tubo.

Apesar de quase todos os televisores e monitores modernos usarem um circuito de desmagnetização, que tem a função de remover os vestígios de magnetização dentro do tubo e outras peças metálicas externas tais como suportes, parafusos, grampos, mesmo assim resolvi publicar um artigo sobre esta ferramenta.

Bobina Desmagnetizadora de Tubo

 

 

desmagnetizador de tubo

O problema da magnetização no tubo é um defeito comum, ele afeta a convergência da imagem e pureza da cor. Este problema acorre por diversos fatores, os mais comuns são:

Tempestades elétricasrelâmpagos nas proximidades pode alterar o tubo causando uma magnetização, apesar de raro é um problema que pode acontecer.

Ímãs – Os ímãs são os vilões dos cinescópios, em algumas tvs até os imãs de seu auto falante com o passar do tempo podem magnetizar o tubo.

Equipamento elétrico ou eletrônico – Os equipamentos elétricos ou eletrônicos geram campos magnéticos, então evite outros aparelhos nas proximidades da TV ou monitor CRT.

Bobina desmagnetizadora

circuito desmagnetizador
circuito desmagnetizador

Como falamos alguns monitores e TVs têm um botão de desmagnetização, outros sistemas são controlados por microprocessadores e a maioria desmagnetiza automaticamente ao ligar o equipamento.

A bobina desmagnetizadora comercial é de construção simples, ela é fabricada com uma super bobina de fio de cobre com milhares de espiras e um botão tipo campainha.

Como a quantidade de cobre usada é muito grande, o ideal é se você quer uma bobina desmagnetizadora profissional é melhor comprar, mas existe a opção reciclada, muito barata, veja baixo.

Bobina desmagnetizadora reciclada

A grande vantagem é que bobina desmagnetizadora pode ser construída facilmente, ou mesmo reciclada a partir de uma bobina de um desmagnetizador de uma TV ou monitor.

Para a reciclagem o ideal é retirar a bobina de uma TV de 20 polegadas ou superior, após retirar a bobina torsa para formar um 8 e em seguida dobre para que forme apenas um circulo, isso irá reduzir o seu tamanho e ficar com uma circunferência de 30 cm.

Bobina desmagnetizadora reciclada

Em seguida, cubra a bobina desmagnetizadora com fita isolante para mantê-la firmemente junta e dar um acabamento melhor.

Apos ter terminado a bobina desmagnetizadora, iremos fazer o circuito, que é tão simples quanto a bobina, basta colocar um interruptor tipo campainha (s1) para o seu acionamento.

Não coloque a bobina desmagnetizadora diretamente na linha AC (tomada) a resistência é muito baixa, porque ela é projetado para funcionar apenas uma fração de segundo, com a ajuda de um PTC no circuito original.

Para utilizar esta bobina desmagnetizadora reciclada, é necessário conectá-la em série com uma lâmpada incandescente de pelo menos 100 Watts (L1).

Para desmagnetizar, comece com a bobina de desmagnetização diretamente na frente do seu tubo e   mova no sentido horário puxando para trás. Isso rapidamente com o aparelho ligado e de preferencia conetado a um gerador de barras.

Outros circuitos podem ser usados como bobina desmagnetizadora, basta ser capaz de gerar um grande campo magnético, entre eles até um ferro de solda tipo pistola.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]