Home » Circuitos » Cara ou Coroa Eletrônico

Cara ou Coroa Eletrônico

Cara ou Coroa é um dos jogos mais comuns e simples que existem, basta ter uma moeda e pronto. Mas para fazer um jogo cara e coroa eletrônico a coisa pega, se torna um pouco complexa, mas nada que impressa de ser realizado. Este circuito apresentado aqui é o mais simples e eficiente cara e coroa, ele usa apenas dois circuitos integrados, um 555 usado como um vibrador de multi astavel e um 74LS76 que é um TTL  com 2 flip-flops J-K com Preset e Clear.

Circuito de Cara ou Coroa

Cara ou Coroa Eletrônico
Circuito do Cara ou Coroa Eletrônico

Como já falei, o circuito eletrônico do cara e coroa usa dois circuitos integrados, um é o IC1 que é um  NE555  e o IC2 que é um 74LS76 . O IC1 é ligado como um vibrador de multiástavel em uma frequência de 10Hz (10 pulsos por segundo) e os pulsos de IC1 são invertidos utilizando o coletor do transistor Q1 que é um BC548.

Q1 é ligado ao pino 1 do IC2 , 74LS76 , através do botão interruptor S1. Já o  IC2 é ligado no modo de alternância e quando o botão S1 é pressionado, os pinos de saída 14 e 15 do IC2 começam a  alternar no estado LO ou HI do TTL.

Os LEDs ligados a estes pinos também alternam suas piscadas na freqüência de alternância de 10Hz, essa rapidez faz com que nós achamos que os LEDs estão acesos e não piscando. Quando botão S1 é solto qualquer um dos dois LED vai permanecer aceso, nunca ambos, um led aceso vai indicar o cara e coroa do jogo e você escolhe qual.

O interruptor (chave) S1 é um interruptor de botão tipo campainha, já a alimentação do circuito do Cara ou Coroa Eletrônico deve ser uma fonte a partir de  5 Volts DC, pode ser uma fonte de carregador de celular ou mesmo a tensão de uma porta USB.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]

Deixe uma resposta