Capa » Ferramentas » Carga Fantasma Para Áudio

Carga Fantasma Para Áudio

Carga Fantasma é uma carga fictícia , ou seja um  dispositivo utilizado para simular uma carga elétrica , usualmente para fins de teste. Existem basicamente dois tipos de cargas fantasma, a de RF, a de Alimentação e a de áudio,  neste artigo vamos mostrar o circuito de uma carga para áudio.

Quando você quiser testar um amplificador, às vezes pode ser mais conveniente usar um dummy, também chamado de carga fantasma do que usar os alto-falantes ou caixas de som devido ao ruído. Ao testar um amplificador de áudio em uma oficina, é comum substituir o alto-falante por uma  carga fantasma, de modo que a manipulação do amplificador de grandes níveis de potência podem ser efetuada sem  produzir som intenso, ou mesmo sem som.

Carga Fantasma Para Áudio

O mais simples das cargas fantasmas para áudio é um resistor ou um banco de resistores que simulam a resistência e a potência absorvida pela bobina do alto-falante.

resistor para carga fantasma de áudio

Resistor para carga fantasma de áudio – Foto Ebay.com

Para a verdadeira simulação de alto-falantes, na realidade a coisa é mais complexa,  os alto-falantes são reativos e não-linear .  Há muitos projetos para simuladores de alto-falante, que enfatizam as características diferentes do alto-falante real, como a indutância da bobina d, o cumprimento da suspensão mecânica e a massa do cone. Estes são simuladores eletrônicos de alto-falantes, que são mais indicados para profissionais.

carga fantasma para caixa de som

Podemos melhorar a carga fantasma com resistores, para isso  acrescentamos outras características dos alto-falantes sem onerar o projeto. Um exemplo é este circuito, ele se comporta “em termos” de impedância e resposta de freqüência como um alto-falante real e é projetado para uma potência de 100 watts em 8 ohms ou 4 Ohms, depende da configuração de componentes que mostraremos abaixo.

Lista de Componentes da Carga Fantasma Para Áudio :

Para ser usado 4 ohms os valores estão em parênteses.

R1 = 8 ohms (4 ohms) 100 watts
R2 = 39 ohms (18 ohm) 5 watts
R3 = 27 ohms (12 ohms) 5 Watt
C1 = 200uF  (400uF)  bipolar
L1 = 0,5 mH (0,25 mH)  supressor de rede
L2 = 25 mH  (12 mH)  supressor de rede

Essa carga fantasma de áudio é muito eficiente, deve ser montada em uma caixa de alumínio e de preferencia refrigerada com uma ventoinha de computador. [Fonte]