Home » Circuitos » Carregador de Bateria com Indicador de Carregamento

Carregador de Bateria com Indicador de Carregamento

Carregador de Bateria com Indicador de Corrente

 

Esse é um circuito de carregador que  não usa o LM317 como base, ele é bem simples, porém tem um indicador Led que acende quando a bateria está recebendo carga. Para quem usa baterias de acido/chumbo isso tem uma grande utilidade, pois é uma maneira de confirmar o fluxo de corrente do carregador para a bateria. A questão é a seguinte, se os terminais, clipes ou garras jacarés estão sujas, corroídas ou oxidadas, não vai passar corrente para a bateria. Assim, mesmo depois de ficar um tempo prolongado no carregador, a bateria não chega a carga completa. A única maneira de confirmar o fluxo de corrente é conectar um amperímetro em série. Essa indicação com LED é usado para confirmar o carregamento da bateria e sem a necessidade de um amperímetro.

 

 

Você deve entrar com no mínimo 18 Volts DC, que vai direto para o circuito integrado regulador de tensão 7815 é utilizado como regulador 15 volts DC para o carregador. Os 15 volts DC passa pelo LED e pelo resistor de 100 Ohms,  e quando o transistor BD139  recebe a polarização de base suficiente, o brilho do LED vai diminuindo . O LED acende apenas quando as garras do carregador estão conectadas corretamente e apaga gando a bateria estiver completamente carregada.

Durante o processo de carga, a bateria recebe mais de 13 volts, que é  o suficiente para carregar a bateria de chumbo-ácido. O circuito pode ser adaptado, retirando-se o  7815 e colocando um pequeno circuito usando o LM317.

 

 

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]