Home » Circuitos » Carregador de Bateria de Emergência

Carregador de Bateria de Emergência

Atualmente o transformador de tensão está se tornando raro, você encontra muito mais fontes chaveadas, já que o transformador é um item caro e grande, fatores que o fazem obsoletos. Com isso muitos projetos vão se tornando mais caros e difíceis  para a maioria dos usuários.

Alguns hobbystas acabam por optar por montagens que não usem transformadores de força, uma delas é o famoso carregador de bateria de lâmpada. Justamente vamos falar de carregador de bateria sem transformador de força, que funciona e não cause danos para a bateria.

Carregador de Bateria de Emergência

É possível encontrar este carregador de bateria universal de lâmpada em toda parte, na forma de circuitos em sites de eletrônica e até mesmo montados na porcaria do mercado livre por uns R$30,00.

Carregador de bateria com lâmpada
Esquema do Carregador de bateria com lâmpada de onda completa

Acima o esquema de um carregador de bateria com lâmpada melhorado, mas mesmo assim, ele ainda não é seguro para sua bateria. O uso é simples basta conectar na bateria, o tempo para carga da bateria  é de 1 a  3 horas (depende da corrente/hora da bateria).

NÃO FAÇA ESTE CARREGADOR DE BATERIA COM LÂMPADA O CIRCUITO É MERAMENTE ILUSTRATIVO!

Eu não acho uma boa ideia estes carregadores de lâmpada, o risco de danificar (e eles danificam) a bateria é tão alto que não vale o risco.

Carregador de Bateria de lâmpada
Carregador de Bateria de lâmpada

Estes riscos vão desde a perda de potência pela formação de cristais nas placas, curtos e até mesmo a explosão da bateria. Com isso sua bateria vai ter uma vida útil menor e como consequência você vai gastar dinheiro na troca precoce, saindo mais barato a compra de um carregador de bateria com flutuador.

Carregador de Bateria de Emergência

Uma solução de emergência para substituir o carregador de lâmpada é um carregador com fonte sem transformador, porém com todas as características de uma fonte com transformador ou fonte  chaveada.

Carregador de Bateria de Emergência
Carregador de Bateria de Emergência

Acima o circuito do carregador de Bateria de Emergência, como você pode ver ele é bem simples, como não tem isolação ele não deve ser manuseado quando ligado, pois existe perigo de choque.

Originariamente ele foi concebido para baterias de chumbo-ácido, mas com adaptações ele poderá ser usado em qualquer tipo de bateria.

Este carregador de bateria de emergência foi feito com um resistor para proteção (1 Ohm), este resistor protege o carregador contra curto-circuito ou mesmo de baterias danificadas.

Lista de Componentes do Carregador de Bateria de Emergência

R1 – Resistor 1 Ohm
C1 – Capacitor * veja texto abaixo
C2 – Capacitor eletrolítico 1000 uF x 50 Volts
D1-D4 – Diodos 1N4007
D5 – Diodo Zener 15 Volts x 5 Watts – caso precise veja o artigo Diodo Zener de alta Potência Caseiro
FU – Fusível 1 Ampere

Quem vai controlar a corrente de carga é o capacitor C1, para uma corrente de 100 mA o capacitor deve ter um valor de 2.2uF e para 50mA um capacitor de 1uF. O capacitor não deve ser polarizado e sua tensão minima é de 400 Volts.

Como você pode ver a carga é bastante lenta, isso vai contribuir para que sua bateria tenha a sua integridade preservada e a vida útil seja estendida.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]