Home » Circuitos » Carregador de Bateria de Níquel Cadmio Super Simples

Carregador de Bateria de Níquel Cadmio Super Simples

Este é um circuito de um carregador de bateria super simples, ele é projetado para carregar baterias de Nicar,( NiCd, Ni-Cad , Níquel cadmio) . Apesar de ser um circuito super simples, usar poucos componentes, ele é capaz de fornecer uma corrente constante durante o processo de carregamento das baterias. Hoje em dia este tipo de bateria não é muito utilizada, principalmente pelo problema de efeito memória.

O princípio de funcionamento deste circuito é bem simples e diferente dos que já presentamos aqui no site. Ele utiliza LEDs para limitar a corrente de carga e fornecer uma corrente constante para as baterias. O fornecimento de uma corrente constante faz com que as baterias sejam carregadas de forma ideal e com isso aumenta a sua vida útil. Abaixo o circuito eletrônico do carregador.

Circuito Carregador de Bateria de Níquel Cadmio

Carregador de Bateria de Nicad

O funcionamento realmente é simples, uma corrente constante de cerca de 15 mA passa pelo LED com uma  tensão aplicada de 2Volts até 18 Volts.  Se você acrescentar mais LEDs em paralelo a corrente de saída vai ser múltiplos de 15, Isso quer dizer que se por exemplo como nesse esquema SW2 e SW3 forem acionadas a corrente de saída vão ser de 45mA. O limite de células de bateria em série é o da tensão de alimentação nominal (cerca de 14 Volts em nosso caso).

Você pode alterar o projeto de acordo com as suas necessidades de carregamento, mas não esqueça de que uma bateria deve ser carregada com 10% do valor de sua corrente em mA hora, ou seja, uma bateria de 500mA deve ser carregada com uma corrente de 50mA.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]