Home » Circuitos » Chave de Toque Simples

Chave de Toque Simples

Para quem quer trabalhar apenas com circuitos simples, aqui está um para ninguém reclamar, ideal para iniciantes na eletrônica. Ele é um circuito eletrônico simples de uma chave acionada por toque, ou seja uma chave de toque.

Uma chave de toque é uma chave elétrica que abre ou fecha com apenas o toque dos dedos, ele não contem partes mecânicas para o acionamento, apenas eletrônica, o seu ponto de toque  são duas pequenas placas que servem como sensores e ao encostar o dedo simultaneamente nas placas o dedo forma uma resistência entre as placas, essa resistência é que aciona o circuito.

Chave de Toque

O circuito eletrônico da chave de toque apresentado aqui é do site belza.cz, o circuito é relativamente simples, ele é capaz de comutar o acendimento de uma lâmpada facilmente.

Chave de Toque Simples

Apesar de estranho, o diodo zener do circuito protege a porta do transistor de possíveis sobrecarga, este circuito de toque só funciona enquanto o usuário estiver com os dedos no sensor, mas pode ser acrescentado um capacitor para prolongar o tempo que vai permanecer ligado mesmo depois de retirado o dedo do sensor.

Com capacitor de  330nF a  lâmpada permanecerá acesa por 10 a 20 segundos dependendo da potencia da lâmpada. Para correntes de até 1 Ampere pode ser utilizado um transistor Mosfet IRFD110, já para correntes de até 9 Amperes um transistor Mosfet IRF520 vai funcionar muito bem.

Para correntes maiores podem ser usados os transistores  Mosfets BUZ11 ou lRF540, como também funciona plenamente utilizando um relé.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]