Home » Circuitos » Chave Eletrônica Anti-Repique

Chave Eletrônica Anti-Repique

Muitas vezes as soluções são mais simples que imaginamos,  neste artigo vamos ver um circuito simples de uma chave eletrônica anti-repique, ou seja, que não produz o efeito bounce ao ser acionada.

O  circuito eletrônico mostrado aqui evita os repiques, também chamado de bounce que podem ocorrer quando acionamos um interruptor e ele produz mais de um pulso de energia, ou seja uma oscilação devido ao seus contatos pularem com o impacto mecânico ao ligar da chave.

O repique também pode ser causado por problemas de queda de energia intermitente, mas em nosso caso vamos nos ater apenas a chave anti-repique.

Chave Eletrônica Anti-Repique

Existem várias maneiras de fazer um sistema anti repique, e a mais simples é usarmos portas logicas, usaremos o circuito integrado 4001, ele tem tecnologia CMOS da série 4000, com  4 portas NOR de duas entradas, por ser um CMOS ele pode ser alimentado com tensões de 3 Volts ate 15 Volts.

Veja a pinagem do 4001 abaixo.

CIRCUITO INTEGRADO 4001
Circuito Integrado 4001

O circuito da chave anti-repique tem um tempo único de produção do pulso de saída. A chave mecânica usada no circuito é de 1 pólo x 2 posições simples e de baixa corrente.

chave anti-repique eletrônica
chave anti-repique eletrônica

Lista de componentes da chave anti-repique

R1 , R2 Resistor 47 KOhm x 1/8 Watts
CH1  Chave 1 pólo x 2 posições
CI1 Circuito Integrado CMOS CD4001

O circuito integrado 4001 como podemos ver no esquema tem sua alimentação positiva feita através do  pino 14 e a alimentação negativa é feita no pino 7.  Este projeto tem muitas utilidades práticas, caso queira, o usuário pode modificar a tensão de saída de acordo com a tensão de alimentação.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]