Home » Circuitos » Chave Magnética Eletrônica

Chave Magnética Eletrônica

Geralmente quando falamos em chaves magnéticas sempre lembramos dos relés reeds, que são aqueles relés de um contato que ficam dentro em uma capsula de vidro, muito comumente usados em sistemas de alarmes.

Mas existem outras maneiras de fazer uma chave magnética eficiente, e aqui vamos apresentar uma bem interessante que usa um sensor hall.

Para quem não sabe, um sensor de efeito Hall é um sensor que quando é aplicado sobre ele um campo magnético, ele responde com uma variação em sua tensão de saída. Veja mais aqui sobre Sensor de efeito Hall.

Circuito de Chave Magnética Liga desliga

Este é um circuito muito útil e pode ser usado sozinho ou em conjunto com microcontroladores como o Arduino, PIC e Pi Raspberry.

Chave magnética usando sensor de efeito hall
Chave magnética usando sensor de efeito hall

Lista de componentes da Chave magnética

R1 Resistor 470 Ohm x 1/8 Watts
R2 Resistor 1K Ohm x 1/8 Watts
R3 Resistor 220 Ohm x 1/8 Watts
Q1 Transistor 2n3906 ou equivalente
L1 Led de qualquer cor
Sensor de efeito hall DN6848 ou AH34
Bateria – 9 Volts

Basicamente o funcionamento da chave magnética é simples, o sensor de efeito hall é alimentado pelos pinos 1 e 2, o terceiro pino é a saída de sinal do sensor, que vai para um transistor, que é acoplado toda vez que um campo magnético chega ao sensor e com isso o Led L1 acende.

Você pode incrementar o circuito colocando um relê em paralelo com L1 R3, com isso você vai poder lidar com tensões e correntes maiores, acionar motores e outros equipamentos.

Lembre-se que o relé deve ter a mesma tensão que a alimentação do circuito, outras adaptações podem ser feitas de acordo com as necessidades do usuário.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]