Home » Circuitos » Chave Remota de Antena via Coaxial de 4 Posições

Chave Remota de Antena via Coaxial de 4 Posições

Um dos grandes problemas para quem gosta de rádio recepção, radioescutas e radioamadores é ter que ter um cabo para cada antena, principalmente se você trabalha com uma banda larga que cubra o HF, VHF e UHF.

Uma saída é usar uma antena multibanda, como a antena mostrada no artigo antena Dipolo Vertical VHF e UHF, mas mesmo assim não cobriria todo o espectro de RF. Também vimos um artigo que mostra uma saída para a recepção de TV via satélite e V/UHF no mesmo cabo, mas em nosso caso só poderia ser usado para recepção e não para transmissão, além de ser dedicado ao uso de LNB.

Chave Remota para várias Antenas via Coaxial

Muitos radioamadores utilizam equipamentos comerciais para sanar esse problema, um deles é a chave remota de antenas MFJ-4714 para seis antenas e só um cabo. Mas aqui neste artigo vamos ver um circuito eletrônico de chave de antenas mais simples e barato.

O equipamento tem um funcionamento simples, uma cpu fica de um lado do cabo, junto aos equipamentos de rádio, a cpu controla qual antena deve ser usada através de uma chave de várias posições.

Esta cpu é o controle remoto e do outro lado do único cabo coaxial fica o receptor, ele que selecionará  a antena segundo o que foi informado através da chave na cpu por meio de um relé. A chave rotativa da cpu é simples e permite que você selecione uma de quatro antenas.

 

Chave Remota de Antena via Coaxial
Chave Remota de Antena via Coaxial

 

Tabela Verdade:

Posição da chave # 1 – Zero tensão – Ambos os relés desenergizado    – Antena 1   (porta # 0)

Posição da chave # 2- 12 volts –   Relé 1 (on) – Relé 2 (off)   – Antena 2    (porta # 1)

Posição da chave # 3 – -12 volts   –   Relé 1 (off) – Relé 2 (on)    – Antena 3   (porta # 2)

Posição da chave # 4- 12 volts AC – Relé 1 (on) – Relé 2 (on) – Antena 4   (porta # 3)

 

A sacada do projeto é que uma tensão de controle (DC) passa através do cabo coaxial para alimentar os dois relés que comutam as antenas,  isso sem prejudicar a recepção.

É um circuito muito simples, são dois relés DPDT, os diodos são comuns, retificadores tipo 1n4002, os capacitores são eletrolíticos de 100uF x 50Volts e os capacitores de acoplamento de 0,1 uF x 100v.

O transformador de entrada deve ter  o seu secundário na mesma tensão dos relés, que no caso deste circuito é de 12 Volts

Já as bobinas ( choque de RF), RFC são de 25 mH  (Para VHF, bobinas de menores valores podem ser necessárias para evitar ressonâncias em banda).

[Fonte][Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]