Home » Circuitos » Circuito de Alarme de Maçaneta de Porta

Circuito de Alarme de Maçaneta de Porta

O alarme de maçaneta de porta é um dispositivo super simples e eficiente, nada mais é que um alarme de  que é utilizado preso a maçaneta da porta por um arame ou qualquer outra forma, do lado de dentro é claro.

Quando alguém toca a maçaneta do lado de fora o alarme é acionado e um sinal sonoro, de luz ou mesmo de RF é disparado, alertando sobre a tentativa de entrada na residência.

Alarme de Maçaneta de Porta

Circuito de Alarme de Maçaneta de Porta
Acima o circuito eletrônico de do alarme de maçaneta, ele emite um sinal sonoro e ou acende um LED quando alguém toca na maçaneta da porta.

O alarme soará até que o circuito seja desarmado ( desligado), o circuito pode ser construído sobre uma placa de circuito impresso ou mesmo construído com métodos mais simples de Técnicas de Montagens Eletrônicas,   o circuito montado  pode ser colocado em uma pequena caixa de plástico e pendurado na maçaneta da porta por meio de um gancho de arame grosso saindo da parte superior da caixa.

O circuito tem um controle de sensibilidade que permite ajustar o alarme da porta em uma ampla variedade de tipos de portas, puxadores e fechaduras.

A bobina L1 é formada  enrolando 20 a 30 espiras de fio 0,4 milímetros (AWG) esmaltado de cobre no corpo R2, e soldar as extremidades da bobina na resistência. Você deve encher o corpo do resistor R2 completamente com o fio enrolado.

O número da voltas no final pode variar um pouco, dependendo do tipo do resistor, se é de 1 Watt ou 2 Watts.

alarme de porta
Alarme de porta – Foto Aliexpress

O gancho para se conectar na maçaneta é feita a partir de fio não isolado de 1 a 2 mm de diâmetro, pode ser de qualquer metal, o ideal é de metal não ferroso e o bronze é bem adequado, já o seu comprimento pode variar de cerca de 5 a 10 centímetros.

Lista de componentes do Alarme de maçaneta de porta

R1  Resistor 1M Ohm x 1/8 Watts
R2  Resistor 3K3 Ohm x 1 ou 2 Watts
R3 Trimpot 10K
R4 Resistor 33K Ohm x 1/8 Watts
R5 Resistor 150K Ohm x 1/8 Watts
R6 Resistor 2K2 Ohm x 1/4 Watts
R7 Resistor 22K Ohm x 1/8 Watts
R8 Resistor4K7 Ohm x 1/8 Watts
C1, C2  Capacitor 10nF x 63 Volts cerâmico ou poliéster
C3 Capacitor 10pF x 63 Volts cerâmico
C4, C6 Capacitor 100nFx 63 Volts cerâmico ou poliéster
C5 Capacitor 2μ2 x 25Volts eletrolítico
C7 Capacitor 100μF 25 Volts eletrolítico
D1, D2, D4 Diodo 1N4148
D3 LED vermelho de 5 ou 3mm
Q1, Q2, Q3, Q5 transistor BC547 ou equivalente
Q4 transistor BC557 ou equivalente
L1 (Veja no texto)
L2 Bobina 10mH miniatura
BZ1 Piezo sirene (com oscilador incorporando 3KHz)
SW1, SW2 chaves miniatura
B1 Bateria 9V PP3

Para ajustar o alarme de maçaneta de porta, gire o trimpot R3 até o LED acender, em seguida, vire lentamente voltando até que o LED  fique completamente apagado e pare imediatamente.

Neste ponto, tocando a maçaneta da porta com a mão o LED deve acender, apagando quando a mão é retirada. Ligue então a chave SW1 , assim vai emitir um som quando a maçaneta da porta for tocado novamente, mas não vai parar até que SW2 seja acionada.

É aconselhável desligar e ligar o aparelho com SW1, esta medida de precaução é necessária para evitar o indesejado acionamento do sinal sonoro. O dispositivo não funciona com todos os tipos de portas e metais, o LED é muito útil nos teste, basta desligar sw1, assim o buzzer não será acionado.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]