Home » Circuitos » Circuito de Atraso de Tempo para Relé – Time Delay Relay

Circuito de Atraso de Tempo para Relé – Time Delay Relay

Muitas vezes precisamos de um circuito temporizador que retarde uma ação, por exemplo o acionamento de um aparelho através de um relê. Podemos chamar esse circuito de atraso para acionamento de relê. Usamos o relê na maioria dos casos pela versatilidade de seu uso, podemos fazer um circuito de acionamento usando 12 Volts DC para acionar um dispositivo de 110 ou 220 Volts AC, com qualquer corrente desde que os contatos do relê suportem. Relés são interruptores de acionamento elétrico, sendo assim ele funciona como uma chave comum.

Relé temporizado ou de Atraso comercial

 

elé temporizado ou de Atraso comercial

Os relés de retardo na energização,– após a energização do relé, dá inicio a contagem do tempo, que em modelos sofisticados tem um ajuste externo através de um potenciômetro ou chave seletora.  Depois de decorrido o tempo pré determinado pelo usuário para  a comutação dos contatos. São em sua maioria relés industriais.

 

O relé de retardo pneumático

Alguns relés já vem com esse “delay“, são chamados de Relés temporizados, os antigos, tem uma espécie de mecanismo de “amortecedor”, quando a bobina é energizada ou não energizada. Esses mecanismos utilizavam amortecedores pneumáticos ou sistemas de pistão com cilindro cheio com líquidos para absorção do choque, necessário para retardar o movimento da armadura. Essa adição dá ao relé um tempo de atraso de acionamento, chamamos de retardo.

O relé de retardo de estado sólido

Os Relés atuais de atraso de tempo usam circuitos eletrônicos para gerar um intervalo de tempo, e em seguida, energizar a bobina do relé. Os relés eletrônicos com temporizador são mais versáteis do que os modelos mecânicos / pneumático , menos propensos a falhas e a variações de tempo com o desgaste.

Uso do relé temporizado ou de atraso

O uso de relês temporizados ou de atraso é muito abrangente na indústria ou mesmo residencial, abaixo algumas utilidades para o uso desse dispositivo.

Como Fusível de atraso de tempo, é um tipo especial de fusível, que é projetado para aplicações específicas, onde é necessário um retardo para o desligamento. É usado em máquinas ou equipamentos que consomem picos de energia quando ligados ou dão partidas, mas durante o uso seu consumo caem drasticamente.

Alternar controles, dois relês de atraso de tempo são utilizados em conjunto para proporcionar uma frequência constante de ligar e desligar, para o envio de energia intermitente a máquinas ou dispositivos.

Controle de limpeza de segurança, antes de uma porta de uma câmara de gases ser liberada com segurança, um sistema de exaustão deve ser ligado por um determinado período de tempo para “limpar” a câmara de quaisquer vapores, gases venenosos, inflamáveis ​​ou explosivos. Um relé de atraso de tempo fornece esse controle com o tempo necessário para a limpeza.

Suavizar a partida de Motores, em vez de dar partida em grandes motores elétricos, dando força total a partir do ponto morto, podemos iniciar com tensão reduzida assim o motor vai dar partida de maneira mais suave e com menos corrente de partida. Depois de um intervalo de tempo a energia total é aplicada. Ver Mais sobre relés

Acionar correias transportadoras em seqüência, quando várias correias transportadoras são organizados para o transporte de material, as correias  devem ser iniciadas na sequência inversa (o último antes do primeiro) para que o material não se empilhe. A fim de obter velocidade máxima, em algum momento pode ser necessário um circuito de retardo  em cada correia transportadora para dar-lhe tempo suficiente para atingir a velocidade antes de ser alimentada .

Os Dois tipos de relés de retardo básicos (liga ou desliga)

Basicamente existem dois tipos de retardos de relés, o Time DelayRelay On e o Time DelayRelay Off, ou seja um  relé com retardo para desligar e o outro relé com  temporizado com retardo para ligar. O relé com atraso para ligar, ou time delay relay On é o mais usado, e é o que se refere a maioria deste texto, e também quando falamos sobre relé temporizado ou de atraso de tempo.

 

Como atrasar o sinal eletrônico – Relê de atraso de Tempo Caseiro

Circuito para relé com atraso para ligar, ou time delay relay On

Primeiro vamos ver um circuito para relé com atraso para ligar, ou time delay relay On. Para atrasar um pulso vamos usar um temporizador ou timer, ele é chamado de circuito Time Delay, deve funcionar atrasando o acionamento do relê, assim teremos nosso relê de atraso de tempo ( Time Delay Relay ). Esse circuito de Atraso de Tempo para Relê  pode ser usado na grande maioria dos relês disponíveis no mercado, que tenha uma  tensão de 12 volts DC e que tem uma resistência da bobina de 75 ohms ou mais.

circuito para relé com atraso para ligar

 

O seu funcionamento é simples, quando o circuito é energizado o  resistor R2 ligado através da alimentação fornece um caminho de descarga para o capacitor quando a energia é desligada , A descarga aproveita a tensão de ruptura emissor- base de um transistor bi-polar. A junção base – emissor inversa ligada no transistor 2N3904 é usado como um díodo zener de 8 volt que cria um maior virada em tensão para os transistores  ligados em configuração Darlington que acionam o relé.

Em Q3  qualquer transistor bi-polar pode ser utilizado, mas a tensão de zener irá variar desde cerca de 6 a 9 Volts, dependendo do transistor utilizado. O atraso de tempo é de aproximadamente 7 segundos, isso utilizando um resistor R1 de 47K e um capacitor C1 de 100uF. Para reduzir o tempo de retardo do relé basta diminuir os valores  de R1 ou C1.  Para períodos de atrasos mais longos, ou seja, para aumentar o tempo de retardo, deve-se colocar um capacitor com valor maior em C1, o resistor R1 não deve ser aumentado.

 

Lista de  Componentes

R1 – Resistor 10 K Ohms 1/4 Watt
R2 – Resistor 47 K Ohms 1/4 Watt
C1 – Capacitor Eletrolítico 100uf x 25 Volts
D1 – Diodo 1n4001
Q1 – Transistor 2n3052
Q3 e Q2 – Transistor 2n3904
RY1 – Relé de 12 Volts

 

 

Circuito para relé com atraso para desligar, ou time delay relay Off

O circuito abaixo  retarda a abertura dos contatos do  relé um curto período de tempo após a interrupção de tensão. O circuito é bem simples, um capacitor C1 é carregado e o relé é fechado quando a tensão no ânodo do diodo D2 sobe para 12 volts.

 

relé com atraso para desligar

Quando a tensão é cortada o relé vai permanecer ligado até que o capacitor C1 seja completamente descarregado. O tempo de atraso depende do valor do capacitor, da corrente da bobina do relé e  do ganho de transistor. Então para evitar cálculos podemos ir testando capacitores eletrolíticos para obter o tempo de retardo desejado.

 

Lista de  Componentes

C1 Capacitor Eletrolítico 100uf x 25 Volts
D1 Diodo 1n4001
D2 Diodo 1n4882
Q1 – Transistor 2n2222
RY1 – Relé de 12 Volts

 

 Em caso de algum erro entre em contato, se gostou compartilhe e curta. Obrigado!

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]