Home » Circuitos » Circuito Automático de Iluminação de Aquário

Circuito Automático de Iluminação de Aquário

Um dos pontos mais importantes em um aquário é a iluminação, o aquarista busca sempre dar mais importância a esse item, já que mesmo o mais simples peixinho pode ser ressaltado com um boa iluminação.

A melhor iluminação é a natural, mas como é praticamente impossível conseguir em ambientes internos, temos que gastar um bom dinheiro com sistemas de iluminação “luz do dia” ou fazer seu próprio sistema de iluminação.

Iluminação de Aquário automática

Circuito Automático de Iluminação de Aquário

Agora imagine uma iluminação para aquário que dá uma aparência natural, que seja automático, de baixo custo e ainda use lâmpadas LEDs.

Isso deve custar uma fortuna, mas se você mesmo construir, um circuito de iluminação LED que liga-se automaticamente ao pôr do sol, desliga ao amanhecer e alterne a cor branca, azul e verde para dar um toque diferente ao aquário pode sair baratinho como no circuito acima.

O circuito de interrupção de luz usa um LDR como sensor, fazendo a comutação automática, ativando IC1 que é um circuito integrado  CMOS 4060 que é um contador binário com 10 saídas, misturando as cores e gerando um colorido bonito para o fundo do tanque do aquário.

Os Leds usados são azul, verde e branco de alto brilho, o consumo é bem pequeno e pode ser conciliado com a iluminação básica de seu aquário.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]