Home » Circuitos » Circuito Básico de Rádio Receptor AM

Circuito Básico de Rádio Receptor AM

O que mais me atraiu para a eletrônica foi o RF, e minha primeira montagem foi um rádio receptor de AM e a segunda um micro transmissor de FM.  Me lembro que o circuito do  receptor de AM foi publicado na revista Saber Eletrônica, mas infelizmente não me recordo a edição, e com quase certeza,  pela característica do esquema é do grande mestre Newton C Braga ( que tem um site muito útil para os amantes da eletrônica).

Aqui vou publicar esse mesmo esquema de receptor de AM que montei, ele usa 3 transistores comuns, tem uma boa sensibilidade e seletividade, principalmente para as estações de rádio local.

Essa é uma ótima maneira de começar na eletrônica, pois ver um rádio que você mesmo construiu, começar a  funcionar é uma sensação indescritível.  Eu hoje estou em um projeto de um rádio Galena ( Cristal ), com componentes antigos, acho legal voltar as origens. Um esquema mais interessante é o do primeiro rádio transistorizado o Regency TR-1

 

Rádio Receptor AM

 

 Circuito Básico de Rádio Receptor AM
Circuito Básico de Rádio Receptor AM

 

Algumas modificações podem melhorar o rádio, como substituir R2 por um potenciômetro de 10 k Ohms, assim você vai ter um controle do volume.

Pela simplicidade algumas regras devem ser seguidas, como o diodo D1 que seria mais proveitoso usar os modelos de  germânio, aqueles com encapsulamento transparente de vidro, como o 1n34, 1n60, etc. A antena pode ser feita com um pedaço de fio, que deve ter no minimo 2 metros, mas uma antena com mais de 20 metros seria o ideal para uma melhor recepção.

A Antena

A antena para  captar estações mais distantes  pode ser um long wire (fio longo) ou  dipolo.  No caso da long Wire o rádio tem que ser bem aterrado, seja via tomado ou um terra verdadeiro. Veja sobre aterramento no  artigo Terra artificial eletrônico.

A Bobina

A bobina deste radio está descrita abaixo, são 10 voltas no primário e 70+20 voltas no secundário, em um bastão de ferrite com + ou – 1 cm de diâmetro.  O fio pode ser comum, de cobre esmaltado de 28 AWG, mas para um desempenho melhor  recomendo usar fio litz, pois esse fio reduz perdas por diversos “efeitos” em frequências de até cerca de 1 MHz.

 

Antena AM
Antena AM

 

Devido a configuração simples no amplificador, o transistor de saída, um  BD135 deve ser ligado a um  dissipador de calor, que pode ser pequeno, não esqueça de usar pasta térmica para um maior contato entre o transistor e o dissipador.

A alimentação é de 6 Volts, que pode ser feita por pilhas, baterias ou uma fonte de boa qualidade para evitar ruídos.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]