Home » Circuitos » Circuito Carregador de Bateria NI-MH

Circuito Carregador de Bateria NI-MH

As baterias recaregáveis de NI-MH acabaram por se tornar muito comuns, consideradas como as sucessoras das baterias de níquel-cádmio. Mas as baterias de níquel-hidreto metálico também chamadas pela sigla Ni-MH em comparação com as baterias de NiCd tem uma alta densidade de energia mas menos ciclos de recargas.

Depois aprofundaremos sobre este tipo de bateria, agora vamos falar sobre o carregamento, o ideal é ter um carregador dimensionado para as baterias e pilhas de NI-MH e sua corrente. O cálculo para o carregador é o seguinte:

Capacidade da bateria em mA/h  = BT

Saída do carregador em mA  = CR

Tempo de carga em horas = (BT/CR )x 1,2

ou seja uma bateria com capacidade de 1500 mAh e um carregador com saída 100 mA

(1500/100 )x 1,2= 18 Horas de carregamento .

Tenha em mente que estes cálculos são baseados em uma bateria completamente descarregada. Algumas dicas para o carregamento que vai prolongar a vida útil da bateria é não deixar a pilha esquentar muito durante o carregamento e também não deixar a bateria passar do seu tempo de recarga.

Carregador de Bateria NI-MH

Este simples circuito é de um carregador de bateria para baterias e pilhas de níquel metal hidreto ( NIMH ) que requer o carregamento regulado. O carregador fornece 140 mA de corrente para a carga da bateria, seja rápida ou lenta ( depende de sua corrente ) .

Circuito Carregador de Bateria NIMH

Este carregador de bateria de NINH é capaz de carregar baterias de 9 Volts a 12 Volts, com uma corrente de 140 mA.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]