Home » Circuitos » Circuito Carregador de Pilhas Alcalinas

Circuito Carregador de Pilhas Alcalinas

A pilha alcalina é um tipo de pilha que é indicada para equipamentos que requerem descargas de energia muito rápidas e com fortes correntes elétricas, como flash de câmeras digitais, lanternas, filmadoras,  MP3, etc. A pilha alcalina tem uma composição eletrolítica de pasta básica de NaOH hidróxido de sódio, que tem alta condutividade elétrica, assim conduz a energia mais rapidamente e fornece mais corrente.

 Pilhas Alcalinas Recarregável

Uma bateria alcalina recarregável  (também conhecida como o manganês alcalino ou  alcalina (RAM)) é um tipo de bateria alcalina , que é capaz de ter varias recargas para o usos repetidos. A tecnologia alcalina recarregável de primeira geração foi desenvolvido pela Battery Technologies Inc, no Canadá e licenciada para Pure Energy, EnviroCell, Rayovac e Grandcell.

Os formatos deste tipo de pilhas  incluem AAA , AA , C , D , e Snap-on baterias de 9 volts . Pilhas alcalinas recarregáveis ​​são fabricadas totalmente carregadas e tem a capacidade de manter sua carga por anos, mais do que as baterias  NiCd e NiMH. Elas ​​podem ter uma alta eficiência de recarga e têm menos impacto ambiental do que as células descartáveis comuns.

Pilhas alcalinas recarregáveis
Pilhas alcalinas recarregáveis

Mostramos em diversos artigos carregadores de baterias, para diversos tipos de pilhas e baterias, mas esse é um circuito de carregador bem diferente, pois ele pode ser usado em pilhas alcalinas.

Essas pilhas são normalmente usadas por equipamentos que precisam de uma descarga de energia rápida e de alta corrente, como brinquedos, câmeras digitais, etc, já explicado acima.

Carregador de Pilha Alcalina

O circuito é simples, usa como base o Circuito integrado LM317, no painel LED1 mostra quando o carregador está ligado e LED2  quando ele está carregando.

Cuidado ao usar esse carregador, tenha em mente que ele foi desenvolvido para as  Pilhas Alcalinas recarregáveis tipo RAM, o uso em pilhas diferentes pode causar até explosões.

Esse circuito carregador de Pilha Alcalina foi publicado na revista Praktické elektronice č. 12 de 1999

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]