Home » Circuitos » Circuito de Carregador de Pilhas Comuns

Circuito de Carregador de Pilhas Comuns

Primeiro eu gostaria de deixar bem claro que esse circuito é meramente para testes. As pilhas comuns, também chamadas de pilhas secas, são pilhas que teoricamente não podem ser recarregadas depois de usadas, já que essas pilhas são químicas e sua carga se dá por uma reação química, que ao final se esgota.

Basicamente as pilhas comuns tem um tubo de zinco que é seu eletrodo negativo, e um tubinho de carvão em seu centro que é seu eletrodo positivo e entre eles uma solução ácida eletrólito. É claro que é possível “torcer” uma pilha para retirar um ultimo fio de energia desta reação química, uma delas é colocar as pilhas no congelador, já que a baixa temperatura permite que a reação química tenha uma ligeira melhora, isso, quando ela volta a sua temperatura normal de trabalho.

Recarregando Pilhas comuns

Se colocarmos na ponta do lápis, é mais barato comprar pilhas comuns novas ou até mesmo pilhas recarregáveis do que recarregar as pilhas comuns. Já ouvi falar de métodos que são capazes de recarregar, geralmente eles usam os carregadores de baterias inteligente, como o iMAX B6A e o HR CBAR100 entre outros, mas nada comprovado e o numero de ” recargas ” e limitadíssimos.

 

Conheça as pilhas e baterias

 

Mas vamos ao nosso projeto eletrônico, ele é um circuito carregador de pilhas que segundo o criador tem a capacidade de reativar e rejuvenescer as pilhas comuns que estão apenas parcialmente descarregadas. O circuito é capaz de carregar até 3 pilhas de 1,5 Volts simultaneamente ou uma única bateria de 4,5Volts.

Neste circuito de rejuvenescedor de pilhas comuns, como já foi descrito, as pilhas devem estar apenas parcialmente descarregadas e não totalmente zeradas ou em curto.  Por isso elas devem estar com um pouco de carga, pois só assim a recarga da pilha terá sucesso.

Cuidado ao recarregar Pilhas comuns

Lembre-se que esse circuito pode ser perigoso, leia nosso termo de responsabilidade. Atento ao processo de recarga, pois durante o processo as pilhas vão aquecer, e se caso você perceber que o aquecimento esteja aumentando para um nível perigoso desligue imediatamente o rejuvenescedor de pilhas, pois o calor excessivo pode danificar as pilhas e até provocar incêndio e explosão.

Circuito Rejuvenescedor de Pilhas Secas

É claro que o aquecimento irá favorecer a perda de elétrons, fazendo com que ela funcione por mais algum tempo, mas não é isso que queremos.

Lista de componentes do carregador de pilhas comuns

D1- Diodo Retificador 1N4001 ou equivalente
R1- Resistor 22 Ohms x 5 Watts
R2- Resistor 270 Ohms x 1/2 Watts
T1 – Transformador * veja texto abaixo

O transformador T1 é um transformador comum de força cuja o ssecundário seja de 6,3Volts, transformadores de rádios a válvula antigo podem ser usados, pois essa é a tensão utilizando a saída dos filamentos das válvulas.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]