Home » Circuitos » Circuito Compressor de Audio com componentes Passivos

Circuito Compressor de Audio com componentes Passivos

Já vimos aqui no blog um circuito de compressor de áudio bem interessante, a compressão de áudioc é o processo que ajusta o nível de um sinal de áudio, reduzindo o volume de sons altos ou amplificando os sons baixos pelo estreitamento ou compressão da faixa dinâmica de um sinal de áudio.

A  compressão de áudio é usada em gravação de som, de reprodução, radiodifusão e em amplificadores de instrumentos musicais, entre outras utilidades. Esse circuito apresentado aqui é um simples compressor de áudio  que utiliza apenas componentes passivos, ou seja nenhum semicondutor como o transistor, diodo ou circuito integrado.

Circuito de Compressor de Audio

Este compressor de aúdio dinâmico com componentes passivos reduz o sinal alto para um sinal mais baixo, porém mais constante. Se você olhar para este circuito vai perceber que não tem fonte de alimentação,  pois ele apenas reduz o sinal de entrada.

Circuito compressor de áudio passivo
Circuito compressor de áudio passivo

O funcionamento básico é bem simples, em sua saída o compressor irá ter um sinal de áudio constante de aproximadamente 70mV, isso quando a tensão de entrada estiver entre 100mV e 10Volts. O controle da redução é feito pelo resistor variavel P1 que pode ser um potenciômetro ou um trimpot.  

Os diodos deste circuito, devem ser de germânio, porque esse tipo de diodo tem limites de polarização direta inferior aos diodos de silício. Apesar de ser simples esse circuito compressor deve funcionar bem, o inconveniente é a sua grande atenuação, que o torna inviavel para a maioria das aplicações de áudio.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]