Circuito de Wavemeter de Absorção para HF

O wavemeter Absorção é um dispositivo simples para a medição da potencia de radiofrequência em frequências diferentes. O  wavemeter Absorção pode ser utilizado para verificar a frequência aproximada de uma fonte de sinal relativamente forte, e também para verificar as harmônicas na saída . Este instrumento de medição é muito usado por técnicos da área de RF e  radioamadores para verificar a pureza e  a frequência de seus transceptores e transmissores.

Seu nome vem do inglês Absorption wavemeter ou no bom português ondâmetro de absorção, sua versão comercial, para uso técnico é bem caro, mas aqui está um circuito eletrônico de um wavemeter de absorção bem simples de construir e fácil de operar; Não espere muito deste instrumento, ele  ira ajudar no básico do básico.

Wavemeter de Absorção

Absorption Wavemeter

Em alguns países o wavemeter de Absorção ainda faz parte dos itens obrigatórios para o licenciamento de uma estação de rádio amador. Estes medidores são normalmente muito caros, mas você pode construir um usando apenas componentes eletrônicos reciclados, ou seja retirados da sucata.

A função básica de um wavemeter de absorção neste caso é ser usado ​​para certificar-se de que o transmissor está transmitindo na faixa de freqüência correta e não estão transmitindo quaisquer emissões harmônicas e  espúrias indesejáveis ​​que causam interferência em outros radioamadores, rádios, tvs e equipamentos eletrônicos. Os wavemeters de absorção  são especialmente úteis se você mesmo for construir seus transmissores, e o que chamamos de homemade e QRP.

Para quem não conhece, as harmônicas são os múltiplos das frequências de ttransmissão por exemplo, se um transmissor é construído para a frequência de 7.100 KHz, essa frequência é chamada de portadora, já então, partindo dessa frequência, o segundo harmônico é 14.200 kHz, o terceiro harmônico e de 28.400 kHz e assim por diante.

Circuito do Wavemeter

Circuito do Absorption Wavemeter

O circuito do wavemeter é basicamente  o mesmo circuito de um rádio galena ou rádio cristal, a unica modificação significativa é a troca do auto-falante por um galvanômetro para poder se efetuar as medições.  O funcionamento do wavemeter também é simples, a bobina e o capacitor  variável formar um circuito sintonizado, que tem de ser ajustado para o transmissor ou oscilador que você está testando, o sinal é retificado pelos dois díodos OA91 que é então medido pelo galvanômetro.

A  bobina possui uma derivação (tomada central) para ser adicionada a uma chave, onde será escolhida a frequência de operação que vai de  3,5 MHz  até 30 MHz. O criador do circuito, o radioamador M0DAD , não  deu muitas especificações sobre o capacitor variável, apenas relatou que comprou na loja Maplin Electronic sob o código FT78K,  fiz uma busca lá e não encontrei nada sobre esse código.

Para o capacitor variável pode ser testado qualquer modelo, começando por esses tirados de rádios antigos. O galvanômetro é um de 50uA com intervalo de 250uA, mas outros modelos, como esses de s-meter de rádios também podem ser usados sem problemas.

A construção da bobina L1 é simples, comece enrolando 40 voltas de fio 0.4 mm de cobre esmaltado em um  tubo de plástico cerca de 15 mm de diâmetro lado a lado, deixe três centímetros de fio em cada extremidade, fixe os enrolamentos com cola ou use fita adesiva dupla face, e em seguida, raspar o esmalte das extremidades do fio. Enrole agora L2 repetindo o processo, só que com 6 espiras, em seguida, solde o center trape (derivação).

Um pedaço de fio ou uma antena telescópica de rádio FM pode servir de antena. Para você poder calibrar o dial, deve usar um transmissor de banda corrida ou um gerador de RF.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário