Home » Circuitos » Circuito de Alarme Miniatura

Circuito de Alarme Miniatura

Este circuito é de um alarme bem compacto, mas muito eficaz, sua construção é simples, um funcionamento confiável, consumo de energia muito pequeno, e, acima de tudo, tem pequena dimensão. Ele possuí duas zonas diferentes, ZONA 1 e ZONA 2, a campainha é comum mas existe um LED para cada zona.

Você pode usar vários tipos de sensores para esse alarme, que pode ser desde um relé reed a um fio fino, que quando a porta ou janela é aberta ele se parte, assim acionando o alarme.

Circuito de Alarme Simples

O circuito é simples deste Alarme Miniatura  consiste em duas chaves de transistores idênticos. Cada um tem seu próprio alarme LED e estão acoplados a uma campainha de som bem estridente . Os sensores utilizados pelo criador são fios finos ou comutadores normalmente fechados Reed, ou até mesmo uma combinação de ambos.

Alarme eficiente e simples

A construção não é crítica e não há qualquer problema para o novato. Os dois capacitores 100n não são realmente necessários, o autor só incluiu para se certificar de que não há interferência de ruído proveniente do fio do alarme.

Os transistores deste alarme também não são críticos, você pode usar qualquer transistor NPN de uso geral, amplificadores de áudio ou  interruptores. Alguns transistores indicados são o BC107, BC108, BC109, BC 237, BC238, 2N2222, 2N3904 , etc..

Pela simplicidade do circuito eletrônico deste alarme, ele pode ser construído tanto em placa de circuito impresso, como também em  barra de terminal ou mesmo no método “aranha”  ou seja, soldando os componentes uns aos outros. ( ;) ).  Ele é um bom circuito para iniciantes.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]