Home » Circuitos » Circuito de Cerca Elétrica com Alarme de Corte

Circuito de Cerca Elétrica com Alarme de Corte

Este projeto de cerca elétrica com alarme é praticamente igual as cercas elétricas que são vendidos nas lojas de segurança. Este dispositivo apresentado aqui, tem uma função especial, em caso de ser cortado o fio da cerca, o alarme dispara automaticamente.  Os circuitos comerciais iguais a esse são bastante caros, já este circuito é simples e bem barato de se construir como vamos ver abaixo.

Ao montar esse circuito de cerca elétrica ou mesmo comprar uma cerca elétrica comercial tenha ciência das regras para instalação de cerca elétrica em residências, que estão dispostas na PLC 52/2010 que Dispõe sobre a instalação e manutenção de cercas eletrificadas ou energizadas.

Um ponto interessante da PCL é que a cerca elétrica de acordo com o texto aprovado pela CAS ( Comissão de Assuntos Sociais ), deverá prover “choque pulsativo em corrente contínua, com amperagem que não seja mortal“, em conformidade com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

A Cerca Elétrica

choque eletrico 2

Antes da montagem leia o termo de responsabilidade do site! Este projeto tem em seu coração dois circuitos integrados 555 que trabalham como astáveis , um oscila em alta freqüência para gerar a alta tensão U1 ,e  o segundo circuito integrado 555, U2,  controla o primeiro em baixa freqüência, para que não haja alta tensão direto e sim umas 2 a 3 vezes a cada segundo.

Os ajustes são simples, o trimpot TP1 ajusta a alta tensão e o trimpot TP2 ajusta os pulsos para a geração da Alta tensão, a chave PB1 dá reset no sistema em caso do disparo do alarme e  a chave SW1 desliga o circuito de alarme e cerca elétrica.

Circuito de Cerca Elétrica

Cerca Elétrica super simples que dispara alarme ao ser cortado o fio

Funcionamento da cerca elétrica

Depois de ajustada, ligue a chave SW1, o Led  LD1 verde “ligado -on ” e o led LD2  amarelo ( AT ) vão acender.

Quando a cerca elétrica é cortada a sirene é alimentada e começa a tocar,  a sirene deve ser do tipo de alta potência com oscilador interno de 12 Volts, dessas usadas em alarmes de carros,e o led LD 3 vermelho acende. O led LD1 permanece aceso mas o LD2 amarelo apaga.

Para dar um reset aperte a chave PB1, ela é do tipo campainha, se caso o alarme disparar novamente é por causa do fio partido, ele tem que ser reconectado ao sistema

Você pode sofisticar o sistema de alarme conectando-o a uma central de alarme com discadora através do relé da sirene. Para quem quer um circuito mais simples, tipo os de eletrificação de cerca rural, o artigo eletrificação de cerca rural mostra um circuito mais simples e sem o alarme de corte de fio.

Referencia:  revista Eletrônica Total Fora de Série  N°132

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]