Home » Automoção » Circuito de Controle Automático de Bomba de Água usando o Nível de Caixa D’água

Circuito de Controle Automático de Bomba de Água usando o Nível de Caixa D’água

A automação de um sistema de enchimento de reservatório de água é muito importante e relativamente simples de ser construído. Este sistema faz com que um dispositivo como uma bomba de água seja acionado quando o limite minimo de água de um reservatório é atingido e desligado quando um limite máximo é atingido.

Este é um circuito de Controle Automático de Bomba D’água que usa o Nível de Caixa D’água para ligar e desligar um bomba. Ele tem como componente principal um circuito integrado 4001, o circuito pode ser usado em duas situações, na primeira ele liga a bomba quando o nível da caixa de água estiver baixa ou desligar quando a quantidade de água a ser bombeada estiver baixa, para isso é só fazer algumas modificações no circuito, como inverter os contatos do relé.

Circuito de Controle Automático de Bomba de Água

Circuito de Controle Automático de Bomba D’água usando o Nível de Caixa D’água
O circuito de Controle Automático de Bomba de água pode ser usada em uma série de funções de controle automático da bomba de água e armazenamento de água. Seu funcionamento é simples, no momento em que o nível de água é inferior a ambos os sensores, a saída IC1C (pino 10 do 4011) será baixa, quando a água começar a tocar o menor nível de sensor , a saída IC1C (pino 10) permanece baixo até que a água atinja o nível do sensor de cima , então o IC1C saída (pino 10) vai acionar o relé através de Q1 e ligar a bomba de água para o reservatório.

Lista de Componentes do Controle Automático de Bomba de água

R1, R2 = resistor 15K 1/8w
R3 = resistor 10K 1/8w
R4 resistor 1K 1/8w
D1 = LED
D2 = 1N4148
Q1 = BC337
IC1 = 4001
SW = chave
Relé RL1 = 12V

Podemos fazer os sensores com pedaços de fios de cobre ou aço rígido com as pontas descascadas. A fonte para alimentar o circuito controlador pode  ser de 9 a 12 volts, o relé pode ser adaptado de acordo com a carga da bomba a ser controlada, mas devemos considerar a corrente de contato do relé o dobro da consumida pela bomba.

Veja o artigo Circuito de Controle Automático de Bomba D’água

[Fonte]