Home » Circuitos » Circuito de Controle Remoto via Rádio FM

Circuito de Controle Remoto via Rádio FM

Para quem quer um controle remoto fácil de construir, simples de operar, de apenas um canal, aqui está a solução.  Diferente dos controles remotos tradicionais que são críticos  e seus componentes são difíceis de encontrar e caros este é um simples controle remoto caseiro via rádio FM, que pode ser feito modificando seu rádio FM comum, tornando-o um receptor de controle remoto.

Circuito transmissor de Controle Remoto FM

O transmissor pode ser feito com um transmissor de FM simples. Os dois módulos, em conjunto podem ser usado para controlar qualquer objeto eletrônico ou carga elétrica remotamente a partir de um ponto de sua casa, só se deve respeitar a distância útil do Transmissor.

 

Circuito transmissor de Controle Remoto FM
Circuito transmissor de Controle Remoto FM

A figura acima mostra uma configuração de um transmissor de FM muito simples, utilizando um transistor e alguns outros componentes passivos. Atenção, a bobina se torna a parte mais importante e deve ser feita com cuidado, de acordo com as instruções dadas.

Você pode usar qualquer outro transmissor de FM, já que quem aciona o receptor é a portadora, não existe nada de especial nessa etapa. Você pode tirar por base esse transmissor de FM ou esse outro  transmissor de FM  que publicamos em um artigos anteriores.

TO–92

Circuito integrado UM66

O circuito integrado UM66 é um gerador de música digital com encapsulamento parecido com um transistor, ele é relativamente difícil de encontrar aqui no Brasil, mas é muito barato, por esse motivo é bem usado lá fora.   Mas podemos substituir o UM66 por um circuito integrado NE555.

 

Controle remoto via radio FM
Controle remoto via rádio FM usando NE555

Acima uma versão que na prática deve funcionar, mas que não foi testado. Ele usa um circuito integrado NE555 para gerar o som, que deve ser transmitido sem problema. Esse circuito carece de teste!

Circuito receptor de Controle Remoto FM

O IC UM66 e o ​​capacitor electrolítico constituem a fase de modulação e injeta os sinais modulados na parte de RF. Isto contribui para fazer as ondas transmitidas muito mais fortes e percorrer um distância mais longa. A recepção deve consistir na música do IC UM66 e tem que ser captado pelo rádio, em alto e bom som, mesmo a uma distância de mais de 30 metros (dependendo do transmissor e das condições do local).

Circuito receptor de Controle Remoto FM
Circuito receptor de Controle Remoto usando rádio FM

Como modificar um rádio FM como um receptor de controle remoto para controlar dispositivos elétricos
Para este projeto você vai precisar de um rádio FM comum para fazer o receptor e controlador.

No rádio FM, você vai precisar fazer as seguintes modificações, abra a tampa traseira do rádio FM para descobrir o circuito, agora, cuidadosamente, conecte o circuito flip-flop nos terminais dos alto-falantes do rádio.

As ligações não serão difíceis já que tudo está mostrado no diagrama de forma muito clara. A idéia aqui é usar a recepção de áudio a partir dos terminais do alto-falante do rádio e usá-lo para ativar o nosso circuito receptor e o relé.

Depois de montado, ligar o rádio FM e sintonizar em alguma área vazia onde não há estação disponível, e somente o ruído de fundo é audível. Ajuste o controle de volume do rádio para o máximo e você vai acender a luz do LED, ajuste até que o LED apague.

Sintonize o rádio para alguma estação, sem mexer no controle de volume. Agora você vai encontrar o LED piscando em resposta às saídas de áudio. Ligue o transmissor e uma vez mais sintonize o rádio para o local onde ele recebe o transmissor, você escutara a música alta e clara do IC UM66 ou o áudio gerado pelo 555.

Controle Remoto via Rádio

Toda vez que você clicar no botão do transmissor, o sinal será recebido pelo rádio e o relé ativado. Os contatos do relé podem ser conectado a qualquer aparelho, que pode ser controlado facilmente pelo seu transmissor através de meros cliques na chave.

No entanto, o alto-falante do rádio também vai fazer muito barulho e, portanto, você pode desligar o alto-falante  do rádio para que ele se mantém em silêncio, ativando apenas o relé. Não esqueça ,você pode substituir o IC UM66 por outra fonte de som, como uma sirene feita com o circuito integrado  NE555. O circuito original foi retirado do site Homemade Circuit Designs Just for You.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]