Home » Circuitos » Circuito de Desligamento Automático – Temporizador para Aparelhos alimentados por Baterias

Circuito de Desligamento Automático – Temporizador para Aparelhos alimentados por Baterias

Com certeza este circuito vai caber certinho em seu projeto alimentado por pilhas ou baterias, ele nada mais é que um circuito temporizador para aparelhos alimentados por baterias que vai evitar muitos problemas.

Você já deve ter perdido várias pilhas esquecendo um circuito ligado por um longo período. Este circuito vai resolver o seu problema, ele é um temporizador, tipos iguais os temporizadores de televisores que o fim de um determinado tempo desligam-se automaticamente.

Circuito de Desligamento automático

Já vimos um temporizador  de desligamento automático no artigo Auto Power Off, Circuito de Desligamento Automático bem simples, que funciona com tensão de 9 Volts, ideal para multímetros,  mas este apresentado aqui é mais sofisticado, porém também simples e eficiente.

Circuito de Desligamento Automático
Circuito de Desligamento Automático

O funcionamento é simples, o capacitor C1 e o resistor R1 fornecem uma constante de tempo alta, mas quando ch1 é fechada o C1 descarrega a tensão que era aplicada as entradas ligadas em paralelo do circuito integrado 4011, que é um CMOS com quatro portas NAND.

O 4011 está funcionando neste caso como um único inversor, quando aplicamos um valor baixo a um inversor temos como resultado em sua saída uma tensão igual a de sua alimentação.

Quando ch1 é fechada o capacitor C1 começa a carregar através de R1 muito lentamente. Quando esse valor ultrapassar a metade da tensão de alimentação da bateria as saídas do CI caem a um valor baixo, ou seja, O Volts , com isso a alimentação é interrompida.

O circuito tem um baixo consumo de corrente, com isso ele cabe em qualquer tamanho de projetos,  já o  transistor só tem a função de driver do circuito integrado, para trabalhar com maiores correntes de saída.

Placa de circuito impresso do Desligamento Automático
Placa de circuito impresso do Desligamento Automático

Como usar o temporizador

O tempo é determinado pelo tempo que CH1 é mantida apertada, por exemplo se variarmos ch1 apertada de 1 a 5 segundos podemos vaiar o tempo de desarme de 5 a 35 segundos.

O capacitor é crítico, deve ser um capacitor eletrolítico de boa procedência para que o circuito funcione bem, CH1 é uma chave tipo campainha e a alimentação é qualquer uma desde que seja padrão CMOS.

Fonte: Revista Nova Eletrônica 66

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]

Deixe uma resposta