Home » Circuitos » Circuito de Dimmer para LEDs

Circuito de Dimmer para LEDs

O Dimmer é um dispositivo utilizado para variar o brilho de uma luz ou para variar a intensidade de uma corrente elétrica  em uma carga. Vamos nos ater ao dimmer destinado para iluminação.

Ao mudar a forma de onda da tensão aplicada à uma lâmpada, é possível fazer variar a intensidade da emissão de luz. Os dimmers podem controlar a saída de luz de lâmpadas incandescentes , halógenas , e (mais recentemente) lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) e até de lâmpadas LEDs.

O Dimmer

Os dimmers para cargas resistivas são feitos  a partir de retificadores controlados de silício (SCR) , em vez de resistências variáveis, porque eles têm maior eficiência . Um resistor variável iria dissipar energia na forma de calor e atua como um divisor de tensão . Uma vez que um retificador controlado de silício alterna entre uma baixa resistência  “ligado” e uma alta resistência “desligado” , que dissipa muito pouca energia em comparação com a carga controlada.

O Dimmer PWM

Este circuito é diferente do tradicional dimmer de SCR, ele é muito simples, baseado no circuito integrado 555, que nesse caso funciona como PWM (Pulse-Width Modulation), ou seja Modulação por largura de pulso. Ele tem a função de controlar o brilho de um LED, como um dimmer comum. O potenciômetro de 50k vai ajustar o brilho do LED, que vai de 5 % a 95 % de seu brilho total. O resistor de 390 Ohms pode ser alterado para ajustar-se as características do LED que o usuário utilizar.

Dimmer DC para LED

Dimmer para LED
Dimmer para LED

Em nosso caso o Dimmer é um dispositivo que é usado para regular a quantidade de energia para controlar a luz e seu brilho. Assim diminuindo ou aumentando o RMS da tensão e, por conseguinte, a média de energia para a lâmpada, é possível fazer variar a intensidade da emissão de luz.

Um baixo nível de luz cria uma atmosfera agradável e relaxante, enquanto a luz mais brilhante é necessária para atividades como leitura. A vantagem de usar PWM como Dimmer é que podemos controlar o grau de iluminação, mantendo a corrente elétrica do circuito.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]