Home » Circuitos » Circuito de Fonte simples de Corrente Constante e Limitador de Corrente

Circuito de Fonte simples de Corrente Constante e Limitador de Corrente

O circuito integrado regulador de tensão variável LM317 é realmente um super componente, já vimos este componente em diversas configurações que não são fontes, como no artigo Transmissor de RF usando LM317 entre outros.

Neste artigo vamos mostrar o regulador de tensão LM317 sendo usado como regulador / limitador de corrente.

Fonte simples com regulagem de Corrente

O título “Fonte simples de Corrente Constante e Limitador de Corrente” parece estranho, mas é bem o que faz este circuito, ele regula a corrente e a mantém instável.

Este circuito de corrente constante pode ser ajustado a qualquer valor de alguns miliamperes a cerca de 500 mA,  este é o limite do transistor BC337, mas se você substituir por um transistor de maior valor este limite de corrente é aumentado.

Circuito de Fonte simples de Corrente Constante

Este projeto também pode ser chamado de circuito limitador de corrente é ideal para testar circuitos e evitar que em caso de curto-circuito ele seja danificado.

As quedas de tensão são grandes, aproximadamente 4 Volts através do regulador e 1.25 Volts através do limitador de corrente, de modo que a tensão de entrada (alimentação) tem de ser 5.25Volts acima da tensão de saída.

O LM 317 tem que estar fixado em um bom dissipador de calor. O regulador 7805  podem ser usados, mas a perda no BC337 será de 4 vezes mais. Não esqueça, a tensão de entrada tem de ser 5.25 Volts acima da tensão de saída desejada pois o circuito limitador de corrente tem uma grande perda.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]