Home » Circuitos » Circuito de Fonte Solar para Câmera de Vigilância e CATV

Circuito de Fonte Solar para Câmera de Vigilância e CATV

As vezes um pequeno sistema de energia solar já é o bastante para alimentar pequenos equipamentos,  ou seja, aqueles que o consumo seja menor que o fornecido pelas células solares.

Que você acha de uma fonte Solar de pequena potência que pode ser usada em uma câmera de Vigilância ou CATV (circuito fechado de TV).

Fonte Solar para Câmera de Vigilância

O diagrama esquemático abaixo é de um circuito bem simples, porém muito útil e eficiente. O circuito é utilizado para alimentar uma câmera de CCTV ( câmera de vigilância ou câmera de circuito fechado de TV ), carregar a baterias e fornecer uma iluminação no interior ou exterior através de dois LEDs.

Circuito de Fonte Solar para Câmera de Vigilância e CATV

D1 é um diodo Schottky empregada para bloquear a carga da bateria, evitando que retorne ao painel solar à noite. Um diodo 1N5817 (1 Ampere por 20 Volts ) irá executar o trabalho e tem uma queda de tensão muito baixa de menos de 450 mVolts.

Já os diodos D2 e D3 são LEDs de alto brilho usados para iluminação. R3 e R4 são resistores limitadores de corrente para garantir que não mais de 30 mA de corrente vão para os LEDs.

O R5 (um trimpot ou potenciômetro de 10k Ohm) é utilizado para obter a resistência e, portanto, diminuir a intensidade dos LEDs se forem demasiado brilhante. Caso deseje é possível retirar o bloco D2, D3, R3, R4 e R5 para ter uma boa economia de energia.

O LM317T é uma tensão regulador utilizado para estabilizar a tensão de painel solar e das baterias para um pouco mais de 8 volts usando resistências R1 (270 ohms) e R2 (1500 ohm) para ajustar este valor.

K é a câmera sem ou com fio, um switch (não identificado) é usado para desativar manualmente a câmera e conforme necessário.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]