Home » Circuitos » Circuito de Fusível Eletrônico para pequenos projeto

Circuito de Fusível Eletrônico para pequenos projeto

Para quem monta ou desenvolve circuitos eletrônicos a necessidade de um sistema de proteção de fonte é primordial. De tanto queimar fusíveis confesso que acabei tendo de reciclar os fusíveis queimados, coisa abominável. Mas existe uma saída prática e eficiente que é a construção de um fusível eletrônico.

O fusível eletrônico é um dispositivo que faz o papel do fusível comum, com a vantagem de não se queimar e poder ser reativado quando a corrente excessiva o desarma. Ele é como os disjuntores da rede elétrica residencial.

Circuito de Fusível Eletrônico

fusível eletrônico

O esquema eletrônico acima é de um circuito muito simples que funciona como um fusível eletrônico. Este fusível eletrônico foi projetado com três transistores, que corta a tensão de bateria ou fonte de alimentação de uma carga quando o consumo de energia excede um certo limite estabelecido. O Fusível pode ser re-armado pressionando o botão S1 toda vez que ele for desarmado.

O funcionamento é simples, o transistor T3 está ligado à linha de alimentação, o que vai bloquear quando o circuito está energizado. Quando acionar S1, T2 irá receber a corrente através do divisor de tensão R5-R6. Portanto, abre-se T2 T3 através de R3, de modo que D1 que é um LED vai acender, indicando a presença de tensão de saída.

O terceiro transistor do circuito, T1 em junção base-emissor está ligado à resistência R1, que é inserido na linha de alimentação negativa. A tensão em R1 é de cerca de 0,6 V, T1 começa a conduzir a corrente na base de T2 (levando a bloqueio de T2 e T3 e do desaparecimento da tensão de saída).

Se R1 = 10 ohm , o circuito é operado a uma corrente de cerca de 60mA de saída. Outros níveis podem ser obtidos com a fórmula:

R1 = 0,6 / I (Ohms)

Onde será expressa em amperes (A). Os transistores utilizados no esquema são 2N2907A e 2N2222, mas outros transistores podem ser usados desde que compativeis com a tensão e corrente do circuito.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]