Home » Ferramentas » Circuito de Indicador de Falha de Terra

Circuito de Indicador de Falha de Terra

O circuito de indicador de falha de terra nada mais é que um circuito eletrônico que tem a função de sinalizar o usuário de um problema de terra ( aterramento ). Alguns circuitos precisam de um aterramento para o seu pleno funcionamento e um circuito que faça esta verificação é muito útil.

O circuito apresentado aqui é destinado a verificação de terra em rede domiciliar, de corrente alternada  e é um projeto didático, vetado o seu uso de forma profissional, pois ele diz se existe aterramento, mas não diz sobre sua qualidade.

Circuito de Indicador de Falha de Terra

Este circuito indica a integridade das ligações elétricas, ele  mostra todas as ligações de rede – Fase, Neutro e ligações à terra, e verifica se estão funcionando ou não.  O circuito é muito pequeno e pode ser alojado numa caixa plástica pequena.

Circuito de Indicador de Falha de Terra

O circuito deve ser diretamente ligado à rede para monitorar o status das conexões. Ligação à terra é uma obrigação na fiação interna.

Funcionamento do Circuito de Indicador de Falha de Terra

1. LEDs vermelhos e verdes acesos Fase, Neutro e Terra OK
2. LEDs Vermelho e verde apagados falha geral
3. LED vermelho aceso Fase e Neutro OK
3. LED verde apagado Terra falha

O circuito recebe energia através de C1 e R3, eles reduzem a tensão a um nível mais seguro e o resistor R3 limita a corrente.

O diodo zener ZD regula a tensão, e deixa ela em um nível ainda mais seguro para proteger o transistor T1 quando está desligado.  A tensão através ZD será uma onda quadrada pela operação do C1 e o nível de tensão depende do valor do diodo Zener de 9 volts.

Quando um potencial de 230 volts está presente entre a fase e as linhas neutras, T1 é ligado durante o meio ciclo negativo da tensão CA e o led verde acende indicando que ligação à terra está normal.

Isto é porque a base do transistor  T1 será influenciado pela diferença de potencial entre a linha de fase e o terra. Se a ligação à terra não estiver correta, o transistor T1 não terá tensão de base,  permanecendo desligado.

O led Vermelho acende durante o meio ciclo positivo da tensão de CA, devido à diferença de potencial entre a fase e a linha neutra.

O circuito precisa conectar os 3 pinos, A, B e C,  fase, neutro e terra, respectivamente. Depois de construído o Circuito de Indicador de Falha de Terra deve ser colocado em uma caixa de plástico para evitar choques. Ele deve ser ligado diretamente na tomada de 3 pinos para testar a rede elétrica.

Aviso
Não toque em nenhuma parte para evitar choque que pode ser fatal. Não construir este circuito, a menos que você tenha experiência em lidar com tensão CA.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]