Circuito de Lâmpada de LED

A lâmpada LED chegou para ficar e vai gradativamente substituindo a lâmpada fluorecente compacta. Ainda a grande barreira é o preço, mas a cada dia vem diminuindo e acho que dentro de uns dois anos vai ser compatível com a lâmpada fluorecente. As lâmpadas feitas com LEDs têm uma vida útil e eficiência energética muitas vezes melhor do que as lâmpadas incandescentes, e significativamente muito melhor do que a maioria das lâmpadas fluorescentes.

lâmpada led 100 watts

A Lâmpada LED

As lâmpadas LED de luz branca têm maior expectativa de vida e maior eficiência (mais luz para a mesma quantidade de eletricidade) do que a maioria dos outros tipos de iluminações. Devido ao pequeno tamanho dos LEDs, o controle da distribuição espacial de iluminação é extremamente flexível, e a saída de luz e a distribuição espacial de uma matriz de LED pode ser controlado sem a perda de eficiência.

Veja LED – Cor x Temperatura X MCD

Com o princípio de mistura de cor fazem o LED emitir uma grande variedade de cores, alterando as proporções de luz gerados em cada uma das cores primárias. Isto permite uma mistura da cor completa em lâmpadas com LEDs de cores diferentes. Ao contrário de outras tecnologias de iluminação, a emissão do LED tende a ser direcional, que pode ser vantajoso ou desvantajoso, dependendo dos requisitos. Para aplicações onde é necessária a luz não-direcional, ou um difusor é usado, ou vários emissores LEDs individuais são usados ​​para emitir em diferentes direções.

Limitações da Iluminação LED

A perda de eficiência e queda de vida útil em temperaturas mais altas, limitam o uso da iluminação de estado sólido. As lâmpadas LED são sensíveis ao calor excessivo, como a maioria dos componentes eletrônicos estado sólido. As lâmpadas LED pode piscar, o grau de tremulação é baseado na qualidade da fonte de alimentação DC construído dentro da estrutura da lâmpada, geralmente localizado na base da lâmpada.

Dependendo do projeto, a lâmpada LED pode ser sensíveis a descargas elétricas. Isso geralmente não é um problema com as incandescentes, mas pode ser um grande problema com as LEDs e lâmpadas fluorescentes compactas. Os circuitos de fonte de lâmpadas LED devem ser protegidos contra picos de energia elétrica através do uso de dispositivos de proteção contra surtos.

A longa vida dos LEDs, que deverá ser de cerca de 50 vezes maior do que as lâmpadas incandescentes e significativamente mais do que as lâmpadas fluorescentes, é vantajoso para os usuários, mas vai afetar os fabricantes, pois reduz o mercado para substituições em um futuro distante. Eu duvido, já que vai aparecer novas tecnologias e com certeza mais econômicas.

Circuito eletrônico de Lâmpada de LED

O LED precisa de uma corrente controlada (DC), para isso é necessário uma fonte de alimentação apropriada. Outro problema é que o LED é afetado negativamente pela alta temperatura, de modo que as lâmpadas LED incluem dissipadores de calor e aletas de refrigeração.  Abaixo uma fonte limitadora de corrente usada na maioria das lâmpadas de LedS da China.

 

Circuito eletrônico de Lâmpada de LEDs

O circuito é simples, a fonte é direta, não usa transformador, uma fonte capacitiva que é muito simples e extremamente eficiente e comum em lâmpadas LEDs da China. A vantagem para o uso em LED é que ela não dissipa a queda de tensão na forma de calor como um limitador de corrente resistiva comum, mas, em vez disso, ela permite que passe uma parte do fluxo de corrente através de cada metade da onda senoidal da rede de corrente alternada.

Veja Driver para Leds alimentado pela Rede Elétrica

Em paralelo a o capacitor C1 (entre 470nF a 10uF não polarizado) é colocado um resistor R1 ( entre 470K ohm a 1M ohm 1/8 ou 1/4 de Watts) tem a função de descarregar o capacitor quando a energia é desligada, um resistor de potência (entre 220 ​​ohms e 1K ohms por 1 Watt ou mais)  limita corrente de pico máximo para proteger os LEDs, e uma ponte retificadora converte a corrente de alimentação de AC  para DC.

O fluxo de corrente através do circuito depende da tensão de alimentação da rede e a frequência da rede, o número de LEDs em série e o valor do capacitor. Valores de capacitores típicos para uma alimentação de 230Volts por 50Hz estão entre 100nF e 470nF.

Circuito de Lâmpada de LEDs de 100 Watts

O circuito mostrado aqui pode sofrer pequenas variações de fabricante para fabricante, como por exemplo alguns colocam um resistor na outra fase onde não está o capacitor, mas outros colocam um NTC e alguns colocam esse resistor depois da ponte retificadora, junto aos Leds.

Veja Driver para LED Usando o LM317

Em alguns modelos mais sofisticados é colocado um fusível de proteção na entrada, outra modificação é um capacitor eletrolítico na saída da ponte de retificação.

lâmpada led 100 watts

É claro que existem limitações, este tipo de projeto de fontes apenas aplicam-se para as lâmpadas que utilizam os LEDs pequenos, que consomem pequenas correntes. Ele não é viável para LED de alta potência.

Veja Circuito Drive para LEDs de Alta Potência até 15 Amperes

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário