Home » Circuitos » Circuito de Luz de Emergência com LEDs utilizando LM317

Circuito de Luz de Emergência com LEDs utilizando LM317

Com medo dos apagões, as vendas de Luzes de Emergência tem triplicado, mas nem todas funcionam de maneira adequada, algumas tem uma qualidade tão ruim que sua autonomia de uso não chega a uma hora. Mas nem tudo está perdido, eu mesmo sucateei e reciclei algumas dessas luzes de emergência, apesar da bateria e do circuito serem péssimos, mas os LEDs podem ser reaproveitados sem problema.

Aqui vou publicar um circuito de luz de emergência com LEDs que tem como base um circuito integrado LM317.  Esta luz de emergência é automática, ou seja, ela irá ligar automaticamente quando a rede elétrica falhar, e desligar quando a energia da rede voltar. Este circuito produz uma luz  brilhante, porque ele usa LEDs brancos de alto brilho. Outro ponto importante deste circuito é que ele tem seu próprio carregador de bateria e quando a bateria está totalmente carregada, o processo de carregamento irá parar automaticamente.

Circuito de Luz de Emergência com LEDs

O projeto contém dois blocos de circuitos, um deles é formado pela fonte de alimentação  e carregador, a outra é formada pelo driver dos LEDs. O circuito de alimentação do carregador é construído pelo circuito integrado regulador de tensão ajustável de 3 terminais, o LM317 (IC1), enquanto a seção de driver de LED é construída com um transistor de média potencia, o BD140  (T2). Na realidade não é bem um driver como sugere o autor mas sim uma chave eletrônica.

 Luz de Emergência com LEDs
Circuito da Luz de Emergência com LEDs

Na fonte de alimentação e carregador, entra corrente alternada que é reduzida pelo transformador X1 para  9 Volts por 500 mA, depois uma ponte  retificadora, que é formada pelos diodos D1 a D4 retifica a corrente de AC para DC.  O capacitor C1 é um filtro e elimina ondulações, ou seja, ruídos que ainda podem estar na fonte.

A tensão DC não regulada entrada pino 3 do IC1 (LM317) e fornece uma corrente de carga através do diodo D5 e é limitado pelo resistor R16. Ao ajustar VR1, a tensão de saída pode ser ajustado para fornecer a corrente de carga necessária para carregar a bateria.

Quando a bateria é carregada, o diodo zener ZD1 de 6.8 Volts conduz fazendo com que o transistor T1 conduza, jogando o pino ADJ  (pino 1) do LM317 para a terra, assim o circuito pára de carregar a bateria.

Lista de componentes da  Luz de Emergência com LEDs

R1 = 180R – 1 / 2W
R2 = 1.2K
R3 – R14 = 100R – 1 / 2W
R15 = 1K – 1 / 2W
R16 = 16R / 5W
VR1 = 2,2K
C1 = 1000uF / 25V
D1-D5 = 1N4007
D6 = 6.8V – 0.5W Zener
LEDs LED12 = Ultrabright Branco – LED1
T1 = BC548
T2 = BD140
B1 = 6V – 4.5Ah Bateria recarregável
IC1 = LM317
T1 = Transformador 9VAC x 500mA

driver de LED usa um total de 12 LEDs brancos de alto brilho de 10 milímetros, todos os LEDs são ligados em paralelo com um resistor de 100 ohm em série. A junção comum de ânodo de todos os 12 LEDs é ligado ao colector do transístor T2 ( BD140) e o emissor do transístor está diretamente ligado ao terminal positivo da bateria de 6 Volts.

A tensão DC não regulada da fonte de alimentação é ligada na base do transístor T2 através de uma resistência de 1K Ohm. Assim quando a alimentação da rede está disponível, a base do transistor T2 permanece elevado não conduzindo, os LEDs ficam apagados, mas a bateria fica carregando.

Mas quando a rede elétrica falha, a base do transístor T2 torna-se baixa e o transistor passa a conduzir e  todos os LEDs acendem, mas o carregamento da bateria pára de funcionar. O transistor T2 pode fornecer até 1.5A com um bom dissipador de calor, você pode usar mais LEDs, desde que o consumo de corrente não exceda 1.5A e levando em conta que o consumo dos Leds é de 20 mA cada.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]