Home » Circuitos » Circuito de Módulo de Fonte Regulável com LM317

Circuito de Módulo de Fonte Regulável com LM317

Este é um circuito de um módulo de fonte com tensão regulável usando o circuito integrado LM317, este projeto é do instituto de física da universidade federal do Mato Grosso. Ele é um circuito regulador CC/CC ( DC/DC) ,  de fácil construção, ideal para iniciantes ou quem quer um circuito de fonte de bancada, eu mesmo tenho um circuito idêntico a estes.

O módulo é capaz de regular tensão entre 1,2 Volts a 30 Volts, desde que a tensão aplicada e sua entrada seja de no mínimo 33 Volts.

Este circuito regula qualquer tensão de entrada, mas sempre leve em conta a perda de tensão do regulador, essa queda de tensão é normal e gira em torno de 2 Volts, mas depende da qualidade do componente.

Então suponhamos que você tem uma fonte de 12 Volts, você ao acrescentar este circuito descrito aqui só vai ser capaz de regular entre 1,2 Volts a 10 Volts.

O LM317 é um circuito integrado regulador de tensão positiva para correntes até 1 Ampere com uma dissipação máxima de 2 Watts.

Fonte Regulável com LM317

fonte modulo lm317
Módulo Fonte lm317

Já vimos diversas fontes usando o LM317, Fonte de Bancada Variável usando LM317  e Fonte de Bancada Regulável Estabilizada e Fonte de Bancada Ajustável, Tensão e Corrente.

Fonte módulo lm317 - placa de circuito impresso com componentes
Fonte módulo lm317 – placa de circuito impresso com componentes

Abaixo a placa montada. Você pode fazer adaptações para as suas necessidades como por exemplo, soldar os fios de entrada e saída diretamente na placa de circuito impresso.

Módulo de Fonte variável com LM317 - Placa montada
Módulo de Fonte variável com LM317 – Placa montada
O criador disponibilizou os arquivos do desenho da placa, o esquema feito no Eagle e o gerber. O link é direto com o site original. Arquivos  – PCI/PDF

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]