Circuito de Pisca-pisca Automotivo Eletrônico

O sistema de sinalização de direção (Seta) ou pisca-pisca de um veículo geralmente consiste de duas lâmpadas de piscas na frente e duas na traseira, e uma pequena lâmpada de monitor que é chamada de lâmpada piloto que fica no painel e quem faz a intermitência do circuito é um relé, chamado relê do pisca.

Circuito de Pisca-pisca Eletrônico para Veículos

As lâmpadas de pisca-pisca são geralmente de 12 Volts por 18 Watts e a lâmpada piloto é de 1 Watt por também 12Volts. A taxa que ela pisca é de 90 vezes por minuto, mas esses dados depende de veiculo para veiculo e de fabricante para fabricante. O transístores Q1 e Q2 formam um multivibrador básico, com uma frequência de cerca de 90 pulsos por minuto e o transistor Q3 executa a função de interruptor.

Pisca-pisca Automotivo Eletrônico
Pisca-pisca Automotivo Eletrônico

Esse circuito utiliza um circuito multivibrador astável  que é composto por Q1 e Q2 para o pisca-pisca, para alterar a taxa que ela pisca  modifique C1 e C2. Um multivibrador astável é um circuito eletrônico que tem dois estados, mas nenhum dos dois é estável. O circuito portanto se comporta como um oscilador.

L1 e L2 são as lâmpadas do lado direito, L3 e L4 são as lâmpadas do lado esquerdo e L5 é a lâmpada piloto do pisca-pisca. Este circuito é adequado para instalação em veículos com alimentação de 12Volts, seja carro, moto, ou qualquer outro veículo.

Q3 é um AD149 e que ter um dissipador de calor, para potências de lâmpadas maiores altere Q3, ele suporta uma corrente máxima corrente de coletor de  3,5 Amperes. Transistores da linha BD e TIP podem substituir tranquilamente o AD149.

As lâmpadas podem ser substituídas por LEDs, desde que o circuito seja alterado. Um equivalente bastante comum para Q1 e Q2 que são dois AC128 e o transistor BC548 ou qualquer outro de uso geral.

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