Home » Circuitos » Circuito de Proteção de Rede AC

Circuito de Proteção de Rede AC

Infelizmente no Brasil estamos a merce de um serviço de energia elétrica domiciliar precário, onde não existe manutenção preventiva ou mesmo a modernização. Podemos dizer que estamos utilizando equipamentos do século passado, pois as empresas priorizam o lucro e não o fornecimento de energia adequado a população.

As consequências deste descaso são muitas, entre elas, intermitências no fornecimento,  mal contato durante rajadas de vento, picos ou surtos de tensão e até mesmo apagões. Estes problemas por sua vez comprometem a segurança dos aparelhos elétricos e eletrônicos podendo danificar e causar queimas.

Para evitar problemas podemos construir um circuito de baixo custo que vai bloquear e proteger contra surtos de tensão e intermitência de fornecimento de energia em sua casa ou bancada.

Circuito Protetor de Rede Elétrica

Um aumento repentino na tensão AC domiciliar com uma duração de alguns milissegundos já é o suficiente para causar danos aos equipamentos eletrônicos instantaneamente.

Assim é imprescindível tentar ao menos bloquear estes surtos nos aparelhos eletrônicos mais vulneráveis. Este circuito eletrônico deste artigo é muito eficiente neste sentido, pois ele protege sua rede de surtos, picos e intermitência de fornecimento de energia.

Ele tem um sistema de anti-repique de AC com um reset, ou seja, se a tensão cair por qualquer motivo um relé desarma e só volta quando o circuito for resetado manualmente, isso evita a queima do aparelho quando tiver aquele vai e vem de energia. Veja chave anti-repique.

Este circuito eletrônico pode ser colocado dentro de uma barra de tomadas ou na caixa de disjuntores, ele é capaz de salvar seus equipamentos eletrônicos ou ao menos evitar maiores danos.

Apesar da grande maioria dos aparelhos eletrônicos ser capaz de lidar com surtos, é mais fácil consertar seu circuito de proteção que o aparelho eletrônico, já que sua fonte e proteção é mais complexa.

Circuito protetor de Rede domiciliar CA
Circuito protetor de Rede domiciliar CA

O circuito protetor é de baixo custo, seu funcionamento é simples, podemos dividir o circuito em 3 partes, o circuito de entrada, circuito anti-repique ou desarme automático e circuito de saída.

Componentes do Circuito de Proteção de Rede AC

R1 Resistor (veja texto)
R2 Resistor 100K Ohms x 1/2 Watt
Z1 e Z2 Varistor
NE1 Lampada Neon
S2 Chave push pull (campainha)
S3 Chave 1 polo x 2 posições
F1 Fusivel
T1 Transformador (ver texto)
RL1 Relé

A primeira parte é composta de um varistor Z1 , um neon NE1 e um transformador de filtro. o varistor tem seu valor de resistência em uma função inversa a da tensão aplicada a ele. Isto é, a medida que a diferença de potencial aumenta, a resistência do varistor diminui.

Por esta característica ele vai ser usado como proteção contra transientes de tensão e surtos de pequena duração. Ele é montado em paralelo com o nosso circuito, sendo usado como um limitador de tensão.

Caso seu circuito de proteção receba picos de tensão de maior duração, a alta corrente queima o fusível F1 desconectando o circuito da rede.

O circuito composto pelo resistor R2 e a lâmpada neon NE1 formam uma segunda “proteção” e um monitor deste primeiro circuito. O transformador não é um elemento obrigatório,  no caso é um transformador filtro de EMI pode ser tirado de um circuito de fonte AC ou construído em um ferrite toroide.

A segunda parte do circuito é formada pela chave S2 e o relé RL2, esta etapa formam o circuito anti-repique ou desarme automático. O seu funcionamento é simples, um conjunto de um relé e uma chave push pull faz com que em caso de queda de energia o sistema seja automaticamente desligado e só voltando quando S2 seja pressionado. Isso evita problemas quando a rede elétrica torna-se intermitente.

Já a terceira e ultima parte é formada por um Resistor R1 e outro varistor Z2. O varistor já vimos sua função na primeira parte, o resistor deve ser de valor baixo, mas de alta potencia, ou pode ser construído com 5 voltas de fio de ferro com 1 mm de diâmetro em um  núcleo de ar de 1 polegada.

O resistor R1 baseia-se no princípio da “redução de velocidade”, e a combinação com o varistor é mais do que suficiente para fornecer uma proteção extra na saída do circuito.

Como falei, os componentes NE1, R2 e T1 podem ser suprimidos do circuito que não vão alterar o sistema de proteção.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]